Olá pessoal!
Ficarei muito grato se alguém conseguir sanar a minha dúvida.
Estou desenvolvendo um trabalho científico que me indicaram aplicar o cálculo de Regressão Logística, mas eu não estou conseguindo aplicar a regressão logística ao meu problema, ou sequer encontrar a sua fórmula. Eu acho que deve haver outro cálculo estatístico ou outro índice que se enquadra melhor ao meu problema, e ele é o seguinte:
Para você entender melhor, eu vou começar com um modelo teórico:
*Imagine que você possui várias sementes de uma determinada planta (vou adotar o milho como exemplo).
*Você classificou cada uma dessas sementes de acordo com os critérios que mostram o seu potencial em germinar ou não.
*No final da classificação das sementes, cada semente é classificada do grau 1 ao grau 5, sendo o grau 1 o que diz que a semente tem o maior potencial de germinar e o grau 5 diz que a semente tem o menor potencial de germinar.
*Após classificar todas as sementes, você pega vários potes com terra, e em cada pote você colocara uma, duas, três, ou no máximo 4 sementes, e anotará no pote quantas sementes você colocou nele e qual era o grau de cada uma delas.
*Em um mesmo pote pode ser colocado sementes grau 1 (melhores) com sementes grau 5 (piores), Exemplo: Pote 01 (2 sementes grau 1 e 2 sementes grau 2); Pote 02 (1 semente grau 2 e 1 semente grau 3) ; Pote 03 (2 semente grau 3 e 1 semente grau 4); Pote 05 (2 sementes grau 4 e 1 semente grau 1) ; Pote 06 (1 semente grau 1 e 1 semente grau 5). Como você pode ver, é algo bem aleatório. Não há regra para a distribuição das sementes por grau, apenas não se coloca mais do que 4 sementes por pote.
*Após o cultivo por alguns dias você vai avaliar a germinação das sementes. Haverá potes nos quais você colocou 4 sementes e só germinou 2 ou 1. Dificilmente terá germinado o número total de sementes que você colocou no pote, e em muitas vezes, nenhuma semente terá germinado, mesmo tendo sido colocado apenas sementes boas no pote (como grau 1 e grau 2).
* Aí começa o problema! Você sabe quantas sementes você colocou no pote e qual era o grau de cada uma delas, mas não sabe qual delas germinou de fato e qual não germinou.
* Se eu tenho 1500 potes onde eu fiz o plantio e anotei a quantidade o grau das sementes de cada pote, há algum cálculo estatístico que me possibilite avaliar que os potes que levaram sementes mais bem classificadas (mais próximas do grau 1) tiveram mais germinações do que nos potes que levaram sementes de classificação pior (mais próximas do grau 5)? Ou que simplesmente mostra que eu atinjo germinações no pote (mesmo que apenas uma) quando tem sementes mais próximas do grau 1 no pote?
Esse é o problema estatístico que eu tenho enfrentado! O que eu estou fazendo não é com sementes, mas é algo bem parecido. Estou avaliando o sucesso em embriões produzidos por reprodução assistida. Agora vou explicar o que eu estou fazendo de fato:
*Os embriões do casal é produzido no laboratório in vitro, e é anotado o grau de cada um deles (o grau vai de 1 ao 5, sendo o grau 1 o melhor e o grau 5 o pior como no exemplo das sementes), então, busca-se colocar no útero da mulher os melhores embriões que ela produziu (nem sempre ela produz embriões grau 1), então, cada caso é um caso a parte, mas nunca é colocado mais do que 4 embriões no útero da mulher.
*De todos os embriões colocados, dificilmente ela engravidará do mesmo número de embriões que foi colocado em seu útero. Geralmente coloca-se 3 embriões e ela engravida de 1 ou 2, dificilmente 3. O mesmo é válido quando se coloca 4 embriões no útero da mulher.
*Então, eu sei o grau dos embriões que foi colocado no útero da mulher, mas não sei qual foi de fato o embrião (ou embriões) que gerou a gravidez.
*Em muitos casos, a mulher sequer engravida!
*Então, eu quero comprovar o seguinte: Será que quando eu coloco no útero da mulher embriões mais próximos do grau 1 eu atinjo a gravidez em mais casos do que quando eu coloco no útero dela embriões de classificações piores? Ou seja, há mais gravidez quando eu uso embriões mais próximos do grau 1 do que quando eu uso embriões mais próximos do grau 5?
Estou desenvolvendo esse estudo no Excel, onde eu tenho separado os casos, quantos embriões foram colocados no útero da mulher, o grau de cada um deles, se gerou gravidez ou não, e caso tenho gerado, de quantos bebês foram. São aproximadamente 1500 casos!
Esse é o meu problema pessoal! Quém puder me auxiliar eu ficarei imensamente agradecido.
Para quém não entendeu a explicação dos embriões, basta pensar em cima do problema que eu criei com relação às sementes, pois eu tendo a fórmula, o cálculo, ou a orientação do que eu devo fazer, mesmo que no problema da semente, eu tenho como aplicá-lo ao meu problema do embrião, pois, estatisticamente, os dos problemas relatam o mesmo problema estatístico.
Aguardo uma resposta de vocês!!!
Dês de já agradeço.