ENADE - Inclusão da ESTATISTICA

O ensino da estatí­stica para estatí­sticos e não-estatí­sticos: como anda o aprendizado?

Moderador: DSFontes

ENADE - Inclusão da ESTATISTICA

Mensagempor DSFontes » Dom Mai 10, 2009 1:33 pm

O INEP incluiu no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2009 incluiu a área de ESTATÍSTICA que, pelo que eu entendi, está dividida em CIÊNCIAS ATUARIAIS e ESTATÍSTICA.

Alguém saberia informar se o ENADE é obrigatório?

Em "Perguntas Frequentes" (http://inep.gov.br/superior/enade/pergu ... uentes.htm) do ENADE encontra-se a seguinte afirmação:

1.2. O Enade é obrigatório?

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.


-- Por esta resposta, entendemos que o ENADE é obrigatório independentemente de ser sido amostrado. O que significa "registro de participação"?

2.4. O estudante selecionado no processo de amostragem é obrigado a participar do Enade?

Sim. A participação do estudante selecionado no Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame.

2.5. Qual a situação do estudante habilitado que não foi selecionado no processo de amostragem?

O estudante que não for selecionado no processo de amostragem não é obrigado a fazer o Enade e terá como registro no seu histórico escolar os seguintes dizeres: "dispensado do Enade pelo MEC nos termos do artigo 5_o da Lei n_o 10.861/2004".


-- Como comparar a afirmação 1.2 com a 2.5? Afinal, o aluno não amostrado DEVE ou NÃO PRECISA fazer o ENADE?

1.7. Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2009?

Conforme a Portaria Normativa n_o. 1, de 29 de janeiro de 2009, as áreas e cursos que serão avaliadas em 2009 são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação social, Design, Direito, Estatí­stica, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.


-- A lista acima é confusa pois diz "Áreas e cursos", trazendo ESTATÍSTICA, que é uma HABILITAÇÃO, mas não explicitando ATUÁRIA, que é OUTRA habilitação. No entanto, o PDF divulgado pelo INEP ( http://inep.gov.br/download/enade/2009/ ... _13FEV.pdf ) diz que na ÁREA de Estatí­stica serão avaliadas duas habilitações: OCDE 462C01/Ciência atuarial e OCDE 462E01/Estatí­stica.

(OCDE: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

:?:
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagempor Hajime » Seg Mai 25, 2009 5:31 pm

Oi Doris,

Pelo o q eu entendi e' q todos os alunos* devem participar do ENADE, pois a participacao e' indispensavel para a emissão do histórico escolar. Mas somente uma amostra desses alunos vao ser avaliados atravez da prova.

E' algo como o servico militar obrigatorio para os brasileiros ao completarem 18 anos, todos devem se alistar, mas somente alguns selecionados vao de fato servir
algum orgao militar (exercito, marinha ou aeronautica).

*pelo q me disseram, deverao participar do enade apenas os alunos do ultimo ano do curso certo?

Eu estou curioso com o resultado do enade, pois apesar do curriculo dos cursos de estatistica serem bem diferentes em todo o pais, um estatistico tem q ter pelo menos um conhecimento razoavel da espinha dorsal do curso, ou seja, um conhecimento minimo para um estatistico. Que na minha opiniao sao: Probabilidade, inferencia, modelos lineares, amostragem, e analise multivariada.
"Computers are like air conditioners, they stop working properly whenever you open windows"
Hajime
Site Admin
 
Mensagens: 252
Data de registro: Ter Abr 10, 2007 1:02 pm
Localização: Sheffield - UK

Mensagempor DSFontes » Ter Mai 26, 2009 3:20 am

Eu acho que avaliar o curso e seus egressos é muito importante. Mas o governo deveria ter planos concretos para ajudar as instituições caso as notas não sejam boas.

Da forma como está, acho muito ruim. O MEC não orienta sobre o currí­culo mí­nimo que o Bacharelado em Estatí­stica deveria ter. As recomendações feitas (diretrizes) pelo MEC (preparado por um grupo de pesquisadores das áreas de Matemática e Estatí­stica) não são seguidas por quase ninguém. Há desigualdades grandes e não sei se isso é justo para o aluno.

Parece a discussão das provas do ENEM. Algumas universidades estão optando por adotar as notas do ENEM como indicador para ingresso nos cursos. Mas se a intenção do governo era incluir, acho que por este método o que vai acontecer é excluir os alunos da rede pública mais ainda.

Aqui em SPaulo, a escola que ficou em 1_o lugar (colégio Vértice) (acho que pelo 4_o ano seguido) é caro e só pode estudar lá poucos privilegiados. Além da ser muito disputada, a escola é bem pequena.

Ou seja, as universidades agora tenderão a ter alunos concentrados de boas escolas. Se era essa a intenção...

Com essa estória do REUNI, muitas universidades federais estão abrindo bacharelados em estatí­stica. Mas com que grupo de professores? É muito esquisito...
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagempor Hajime » Ter Mai 26, 2009 6:34 pm

DSFontes escreveu:Da forma como está, acho muito ruim. O MEC não orienta sobre o currí­culo mí­nimo que o Bacharelado em Estatí­stica deveria ter. As recomendações feitas (diretrizes) pelo MEC (preparado por um grupo de pesquisadores das áreas de Matemática e Estatí­stica) não são seguidas por quase ninguém. Há desigualdades grandes e não sei se isso é justo para o aluno.


Quais seriam essas recomendacoes para o bacharelado em estatistica? Onde eu acho essa informacao?

DSFontes escreveu: Com essa estória do REUNI, muitas universidades federais estão abrindo bacharelados em estatí­stica. Mas com que grupo de professores? É muito esquisito...


Isso e' muito preocupante. Se "grandes" universidade estao tendo dificuldades de conseguir graduados, mestre e/ou doutores em estatistica imagina as "menores".

E o problema nao se restringe aos lugares onde existem o curso de estatistica, pois a maioria dos novos cursos criados em uma universidade tem um curso de estatistica basica no curriculo. Consequentemente precisa-se de um professor de estatistica qualificado, q simplesmente nao existe! (Bom existir existe, mas a demanda e' muito maior q a oferta)
"Computers are like air conditioners, they stop working properly whenever you open windows"
Hajime
Site Admin
 
Mensagens: 252
Data de registro: Ter Abr 10, 2007 1:02 pm
Localização: Sheffield - UK

Mensagempor DSFontes » Dom Jul 05, 2009 4:39 am

O INEP divulgou um documento enumerando os temas que podem compor o provão para estudantes do bacharelado em estatí­stica, desde assuntos ligados à Formação Geral, capacidades gerais (ler/interpretação de textos, analisar/criticar informações...), competências gerais (propor ações de intervenção, elaborar perspectivas integratórias...), passando por componentes da área estatí­stica (ética/atuação profissional, responsabilidade social/ambiental, identificar/modelar/solucionar problemas estatí­sticos...), habilidades/competências desenvolvidas, e, finalmente, conhecimento teórico de Probabilidade e Estatí­stica.

Na área de Formação Geral haverá 10 questões sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas ("para avaliar clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto").

Em seu componente específico, haverá 30 questões sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas.

Abaixo
o documento completo do INEP na área de ARQUIVOS desta lista.


Portaria Inep n_o 130 de 24 de junho de 2009
Publicada no Diário Oficial de 25 de junho de 2009, Seção 1, pág. 24


O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei n_o 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Ministerial n_o 2.051, de 9 de julho de 2004, a Portaria Normativa n_o 1, de 29 de janeiro de 2009, e considerando as definições estabelecidas pelas Comissões Assessoras de Avaliação da Área de Estatí­stica e da Formação Geral do Enade, nomeadas pela Portaria Inep n° 83, de 04 de maio de 2009,

RESOLVE:

Art. 1_o O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.

Art. 2_o A prova do Enade 2009, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de Estatí­stica.

Art. 3_o No componente de Formação Geral será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Além do domí­nio de conhecimentos e de níveis diversificados de habilidades e competências para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos das Instituições de Ensino Superior (IES) evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas crí­ticas, integradoras e à construção de sí­nteses contextualizadas.

§ 1_o As questões do componente de Formação Geral versarão sobre alguns dentre os seguintes temas:
I - ecologia;
II - biodiversidade;
III - arte, cultura e filosofia;
IV " mapas geopolí­ticos e socioeconômicos;
V - globalização;
VI - polí­ticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável;
VII - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
VIII - relações interpessoais: respeitar, cuidar, considerar, conviver;
IX " sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão;
X - exclusão e minorias;
XI " relações de gênero;
XII - vida urbana e rural;
XIII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - inclusão/exclusão digital;
XVIII - relações de trabalho;
XIX - tecnociência;
XX - propriedade intelectual;
XXI - diferentes mí­dias e tratamento da informação.

§ 2_o No componente de Formação Geral, serão verificadas as capacidades de:
I - ler e interpretar textos;
II - analisar e criticar informações;
III - extrair conclusões por indução e/ou dedução;
IV - estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
V - detectar contradições;
VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências;
VII - questionar a realidade;
VIII - argumentar coerentemente.

§ 3_o No componente de Formação Geral, os estudantes deverão mostrar competência para:
I - propor ações de intervenção;
II - propor soluções para situações-problema;
III - elaborar perspectivas integradoras;
IV - elaborar sí­nteses;
V - administrar conflitos.

§ 4_o O componente de Formação Geral do Enade 2009 terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.

§ 5_o As questões discursivas avaliarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Art. 4_o A prova do Enade 2009, no componente específico da área de Estatí­stica, terá por objetivos aferir aptidão para:
a) dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação;
b) resolver problemas estatí­sticos identificados nas diversas áreas do conhecimento.

Art. 5o A prova do Enade 2009, no componente específico da área de Estatí­stica, tomará como referência o seguinte perfil do profissional:
a) ética na atuação profissional;
b) responsabilidade social e ambiental;
c) capacidade de expressão e comunicação;
d) capacidade de interagir em equipes multidisciplinares;
e) raciocí­nio lógico, analí­tico e sistêmico;
f) familiaridade com uso de recursos computacionais;
g) capacidade crí­tica, investigativa e criativa;
h) identificar, modelar e solucionar problemas estatí­sticos;
i) realizar pesquisas bibliográficas e em bases de dados.

Art. 6o A prova do Enade 2009, no componente específico da área de Estatí­stica, avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, as seguintes habilidades e competências:
a) saber planejar e conhecer formas de coleta de dados estatí­sticos;
b) saber criticar, apurar e apresentar os resultados estatí­sticos;
c) saber produzir relatórios e sí­nteses numéricas e gráficas;
d) conhecer distribuições de variáveis aleatórias;
e) saber identificar e apresentar soluções de análise, contemplando restrições e especificidades dos modelos estatí­sticos;
f) saber utilizar recursos computacionais para solucionar problemas estatí­sticos.

Art. 7_o A prova do Enade 2009, no componente específico da área de Estatí­stica, tomará como referencial os seguintes conteúdos:

I - Probabilidade
a) variáveis aleatórias: uni e multidimensionais, discretas e contí­nuas, momentos e separatrizes (quantis);
b) teorema central do limite e lei dos grandes números;
c) transformações de variáveis aleatórias;
d) simulação de variáveis aleatórias.

II - Estatí­stica
a) estatí­stica descritiva;
b) estimação: pontual, intervalar, propriedades;
c) teste de hipótese: paramétrico e não paramétrico;
d) amostragem;
e) modelos lineares: análise de variância, regressão linear;

§ Único: Os conteúdos constantes nos itens I e II podem exigir conhecimentos de cálculo diferencial e integral, álgebra linear, geometria analí­tica e recursos computacionais.

Art. 8_o A prova do Enade 2009 terá, em seu componente específico da área de Estatí­stica, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Art. 9_o A Comissão Assessora de Avaliação da área de Estatí­stica e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral subsidiarão a banca de elaboração com informações adicionais sobre a prova do Enade 2009.

Art. 10. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

REYNALDO FERNANDES



DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagempor DSFontes » Dom Jul 05, 2009 4:46 am

Oi, Hajime:

Não há, de fato, um currí­culo mí­nimo exigido pelo MEC para nenhum curso, que eu saiba.

De toda forma, existe um documento elaborado para o MEC em 1999 com sugestões de disciplinas para a Estatí­stica -- reproduzi parte do texto num outro tópico: http://www.conre3.org.br/forum/viewtopic.php?t=5123

A graduação por ênfases não é adotado por todos os departamentos. De toda forma, o ENADE está cobrando somente o básico mesmo -- acho que todo bacharelado deve cobrir pelo menos o que o ENADE está exigindo...
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagempor DSFontes » Qui Set 03, 2009 12:27 am

A USP não vai participar do ENADE/2009.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/ ... 2u195.jhtm



---
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Mensagempor Hajime » Qua Set 09, 2009 10:56 am

DSFontes escreveu:A USP não vai participar do ENADE/2009.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/ ... 2u195.jhtm

---


Eu ate' entendo o ponto de vista da USP, que por sinal nao precisa provar nada para ninguem, e pode acontecer alguma fatalidade de dar algum azar e ela nao ficar com a nota que merece...

Mas eu acho q alguma avaliacao e' necessaria, nao para mostrar quais sao os melhores cursos, mas sim para apontar aqueles que sao fracos/fraquissimos. Pelo menos assim e' como eu vejo essa avaliacao...

Agora, alguma atitude foi tomada nas avaliacoes anteriores? Ou seja, algum curso fraco foi fechado ou punido? Se nao, nao adiante nada ficar com essa frescuragem toda...
"Computers are like air conditioners, they stop working properly whenever you open windows"
Hajime
Site Admin
 
Mensagens: 252
Data de registro: Ter Abr 10, 2007 1:02 pm
Localização: Sheffield - UK

Re: ENADE - Inclusão da ESTATISTICA

Mensagempor DSFontes » Sex Jan 14, 2011 12:17 am

Saiu o RANKING do ENADE - 2009

RANKING / NOME DA INSTITUIÇÃO
01 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
03 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
04 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
05 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
06 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
07 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
08 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
09 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
11 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
13 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
14 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
15 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
16 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
17 CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL
18 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
19 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

LISTA COMPLETA DAS DEMAIS ÁREAS AVALIADAS: http://www.estadao.com.br/especiais/201 ... _enade.xls
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo

Re: ENADE - Inclusão da ESTATISTICA

Mensagempor DSFontes » Seg Jan 17, 2011 3:48 pm

Imagem
DSFontes
Site Admin
 
Mensagens: 4303
Data de registro: Seg Mar 05, 2007 4:16 pm
Localização: São Paulo


Retornar para Ensinando/Aprendendo estatí­stica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron