Conheça as nossas conselheiras


 

Nossas mulheres, nossas conselheiras, nossas aliadas na luta pela valorização da estatística no Brasil

No Brasil, as mulheres são maioria da população, ocupam a maior fatia entre os alfabetizados no país e ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Em 2007, elas representavam 40,8% do mercado formal de trabalho. Em 2016, passaram a ocupar 44% das vagas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2015, divulgada pelo IBGE. Na Estatística, também mostram sua força e competência. 

florence_bannerNa história, é preciso lembrar de Florence Nightingale, uma enfermeira inglesa que atuava no auxílio a soldados durante a Guerra da Crimeia. O conflito entre a Rússia e uma coligação entre Inglaterra, França e Império Otomano aconteceu entre 1853 e 1856.

Durante este período, Florence percebeu que a maioria dos soldados não morriam em combate, mas nos leitos dos hospitais – eram 10 vezes mais mortes causadas por tifo, cólera e disenteria do que por ferimentos de batalha.

A partir dessa percepção, a enfermeira resolveu usar estatísticas para traçar um retrato da situação. Seus gráficos foram tão criativos que passaram a ser um marco do desenvolvimento da Estatística. Foi a primeira vez que fatalidades militares eram exibidas com números. A partir daí, o governo inglês modificou as condições sanitárias dos hospitais militares. Como resultado, as decisões baseadas em dados proporcionaram a redução de mortes dos soldados de 42% para 2,2%. 

Em oito de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para lembrar a data, homenageamos o grupo de conselheiras que compõem o CONRE-3. São profissionais ativas no mercado de trabalho, em diversos ramos, com experiências e formações variadas. Entre as atuações, estão os projetos de divulgação, valorização e fortalecimento da ESTATÍSTICA no Brasil.

 

Adriana Maria Marques da Silva
adriana.silva@conre3.org.br

Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Mestra em Ciências: Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Passou por empresas como Oracle e Editora Abril, onde foi gerente analítica.

Atualmente está no SAS, como head de Analytics. Sempre atuou com em análise de dados utilizando a estatística para as soluções de problemas. É docente nas turmas de pós-graduação dos cursos "Análise de Dados e Data Mining” e “Análise de Big Data", na FIA, nas disciplinas de Regressão Linear, Logística e Árvore de Decisão, Social Network Analysis, além de aulas aplicadas em R, SPSS e SAS.

Adriana está registrada no CONRE-3 desde Junho de 2011. Foi eleita nossa conselheira em Dezembro de 2015. Exerce o cargo de presidente da CCT – Comissão de Comunicação e Tecnologia, além de membro atuante da CEA – Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento e CTCO – Comissão de Tomada de Contas e Orçamento

 

Doris Satie Maruyama Fontes
dsfontes@conre3.org.br

Vice-presidente do CONRE-3 – É formada em Estatística pela Universidade de São Paulo – USP (1982). Atua nas áreas de pesquisa de mercado e social. Membro fundadora da COOPEREST (Cooperativa Paulista de Serviços Estatísticos e Similares). 

Em 2004 foi nomeada pelo CONFE (Conselho Federal de Estatística) Coordenadora Geral do CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª Região – SP/PR/MT/MS) até 2010, ano em que foi eleita Presidente pelos seus estatísticos registrados. Foi a única mulher presidente no sistema CONFE/CONRE. Desde então, Dóris tem atuado no fortalecimento da área da estatística, por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil. Por todo o país movimenta professores e alunos com a “Tenda Estatística” e sua programação dirigida à interação com a comunidade em brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística.

Um trabalho que tem rendido frutos. Dados do Censo do INEP/MEC, de 2014, revelam que a relação C/V (Nº de Candidatos / Vaga) aumentou de 7,6 para 9,2 e tem subido gradativamente desde 2010. Apesar de comemorarmos um aumento na procura, o índice de evasão do Bacharelado em Estatística ainda é muito preocupante, resultando em números baixo de formandos (hoje, menos de 500 formandos por ano no Brasil). Possui registro no CONRE-3 desde dezembro de 1984.

 

foto_fernanda_05-12-16Fernanada Cardoso Rosa Gonçalves 
fernanda_crosa@conre3.org.br

Graduada em Matemática com Informática (FSA) e em Estatística (Unicapital). É especialista em Estatística para Marketing (FGV), Gestão de Marketing de Serviços (FAAP) e Gestão de Pequenos Negócios (FGV). Atualmente cursa MBA in Business Analytics-Big Data (FGV). Atua no Sebrae-SP, maior organização brasileira de serviços de apoio, consultoria e educação em gestão de negócios, na área de Inteligência de Mercado, especificamente atividades de CRM e bases de dados. Tem experiência em atividades relacionadas com banco de dados nas áreas de saúde pública, seguros, previdência privada, cartões de crédito, pesquisas e costumer relationship management (CRM).

Foi eleita em 2017 Conselheira Suplente através de eleição dos estatísticos cadastrados no CONRE-3. Sempre apoiando o grupo nas campanhas de fortalecimento da profissão, sua atuação é baseada fortemente nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da carreira, por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil.

 

Ines Nobuko Nishimoto
ines@conre3.org.br

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2000) e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2003). Foi estatístico do Hospital A C Camargo – Fundação Antonio Prudente. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioestatística e Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, fatores de risco, câncer de cabeça e pescoço, uadt cancer e fator prognóstico.

Está registrada no CONRE-3 desde Fevereiro de 1981 e é nossa conselheira há alguns anos. Tem nos representado em diversos eventos acadêmicos, como Aulas Inaugurais e Colação de Grau, além de eventos estatísticos nas universidades brasileiras. Atualmente é nossa presidente da CTCO – Comissão de Toma da e Contas e Orçamento e membro da CEFP – Comissão de Ética e Fiscalização Profissional.

 

 

Nara Regina Spall Martins
naraspall@conre3.org.br
 
Estatística formada pela UFRGS (2000) com MBA em Marketing pela ESPM. Seu desenvolvimento profissional se deu, principalmente, atuando em áreas de qualidade, marketing, risco operacional, auditorias, compliance, acompanhamento de Modelos.

Acredita que a Estatística vem ganhando espaço, mas ainda temos muito crescer. Contudo este crescimento deve acontecer de forma sustentável. Por isso é importantíssimo ter um conselho atuante no fortalecimento da profissão através de análises legais, interação com o mercado e universidades sugerindo adequações necessárias.

Nara está registrada no CONRE-3 desde Fevereiro de 2006 e foi eleita conselheira suplente em 2015. Hoje é membro atuante da CEFP – Comissão de Ética e Fiscalização Profissional e CEA – Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento

 

Eleição-Conselho-Nathália-DemetrioNathalia Demetrio Vasconcelos Moura
nathalia@conre3.org.br 

É bacharel em estatística pela UFPE e mestre, também em estatística, pela USP. Possui experiência na avaliação e acompanhamento de projetos pelo Núcleo de Telessaúde de Pernambuco e no desenvolvimento e validação de novas metodologias pela Kantar IBOPE Media. Atualmente trabalha como consultora de marketing na Telefônica Brasil (VIVO). Suas atribuições incluem visualização, modelagem, segmentação e apresentação de dados, além de ser responsável por iniciativas pontuais, como pesquisas e treinamentos.  

É nossa mais nova conselheira, eleita em 2017. Em sua atuação, pretende contribuir para que o CONRE-3 siga cumprindo os objetivos atuais, como a divulgação da estatística e a defesa dos interesses dos profissionais.

 

Paula Regina Bonifácio dos Santos
Nº CONRE: 7643        

Formada em Estatística – UNESP Presidente Prudente (1996). É Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Pesquisa e Informação no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (1998 a 2007); Estatístico do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.

Atualmente trabalha com Bioestatística, Cálculos Trabalhistas e Perícias. É também uma das fundadoras da Cooperest – Cooperativa Paulista de Trabalhos Estatísticos;

Mulher, profissional, mãe. Tem dois filhos e duas profissões (Estatístico e Contadora a partir de 2014). Está registrada no CONRE-3 desde Março de 1998 e vem atuando como nossa conselheira desde 2012; Já esteve em algumas Universidades disseminando nossa profissão e entregando prêmios aos melhores alunos; gosta de ser conselheira e contribuir para melhorias continuas da profissão. Atualmente é membro atuante da CEFP – Comissão de Ética e Fiscalização Profissional e CEA – Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento.

 

Regina Albanese Pose
albanese@conre3.org.br

Tem trabalhado com educação matemática há cerca de 30 anos, atuando tanto em escolas da Rede Pública Estadual (EF/EM/EJA), como em escolas Privadas e em escolas para portadores de deficiências (década 90 antes da nova LDB que aprovou a inclusão). Fez um curso de psicopedagogia clínica e institucional (São Marcos/1994). Atuou por 20 anos em consultórios particulares ajudando pacientes que por algum motivo precisavam de acompanhamento. Trabalhou como pesquisadora na USP em alguns projetos ligados à formação de professores na área de matemática; foi monitoria PAE de estatística (colaboradora) e de três cursos de Verão no IME/USP.

Mestre em Ciências pela FMUSP. Nos projetos, desenvolveu um aplicativo e jogos educativos. Foi monitora PAE (bolsa CAPES) na Geo (projeto de currículo integrado em ciências e matemática) e na EACH (projeto: e-learning). Trabalhou cinco anos no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica CEDEM FMUSP, com avaliação médica, na elaboração do novo currículo do curso de medicina e da capacitação para professores na avaliação médica semestral ─ aos moldes do National Board Medical Education. Foi assessora no INEP para trabalhar em provas do ENEM e ENCCEJA (2010-2014); assessora da VUNESP nas provas do SARESP (2013-2014).

É Bacharel em Estatística (UNICAPITAL/2013). Estagiou (via CIEE) no Núcleo de Avaliação da Secretaria de Educação do Município de São Paulo (2013). Em 2015, foi aprovada em dois concursos e hoje é professora de Bioestatística em um curso de Medicina e professora de Estatística em um curso de Psicologia, os dois no ABC. Continua estudando avaliação médica, tema de seu doutorado no IAMSPE.

É registrada no CONRE-3 desde Novembro de 2014. Tem nos auxiliado em eventos de Educação e trabalha na elaboração de jogos e atividades, desde o final de 2013, como colaboradora voluntária. Foi eleita conselheira em 2015 e é membro atuante da CEA – Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento, CCT – Comissão de Comunicação e Tecnologia e CEFP – Comissão de Ética e Fiscalização Profissional.

 

 

Estatística com toque feminino

O CONRE-3 oferece uma página em seu website dedicado a importantes mulheres que contribuem para o crescimento da Estatística no país.

Para conhecer, acesse: http://www.conre3.org.br/portal/mulheres-na-estatistica/