Feira de Profissões da USP oferece atividades com apoio do CONRE-3
A 13ª edição capital da Feira das Profissões da USP aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto de 2019, no Parque Cientec.
A feira reuniu todos os cursos de graduação da Universidade de São Paulo, dispostos em estandes separados por faculdades, nos quais alunos e professores esclareceram dúvidas dos visitantes sobre cursos oferecidos, carreiras e profissões, diferenças entre os cursos, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, mercado de trabalho e as especializações.
O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) também marcou presença. Entre os cursos abrangidos está o de Estatística. Para incentivar maior interação com os visitantes, o CONRE-3 ofereceu um rápido treinamento sobre as atividades da Tenda Estatística para membros do IME-JR, que toparam falar sobre a nossa área partir das algumas brincadeiras lúdicas selecionadas.
Com uma programação dirigida à interação com a comunidade, a Tenda oferece atividades a pessoas de todas as idades com brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística e acabam com o medo da matemática
Milena Heidecher, ex-aluna do IME/USP, também participou das atividades de Estatística e Matemática Aplicada. Para ela, a interação foi positiva.
“A participação foi bem grande nas atividades do IME/USP e da Tenda. Muita gente mediu a mão e estava lotado o tempo todo, o problema de Monty Hall também intrigava as pessoas, que tentavam jogar várias vezes. Além das atividades da Tenda, levamos peças da Matemateca, então nosso stand era baseado em atividades lúdicas”.

Milena durante as atividades da Feira 2019
Milena explica que as atividades lúdicas auxiliam na compreensão e interesse dos jovens pelos cálculos.
“As atividades sempre atraem muitas pessoas, mesmo as que não gostam de matemática. Quando eles olham jogos, as peças criativas e mostramos que aquilo é matemática e estatística, eles se apaixonam”, explica a profissional que segue em seu quarto ano de participação.
Segundo o aluno Emerson Aragão, do primeiro ano de Bacharelado em Estatística e membro do IME-JR, “foi incrível, uma das melhores experiências que já tive. Nós medimos a palma da mão e fizemos a explicação do gráfico usando o tabuleiro de Galton. Galera gostou bastante. Tinham muitos adolescentes interessados em fazer estatística, o que foi uma surpresa para mim.”
O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e conta com duas edições anuais, sendo uma na capital e outra itinerante nos campi do interior da USP. São gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e vestibulandos.