TENDA ESTATÍSTICA

TENDA O MUNDO DA ESTATÍSTICA

A TENDA ESTATÍSTICA nasceu de uma idea da Profa. Lisbeth Cordani, que já vem realizando o workshop ESTATÍSTICA PARA TODOS, em várias cidades do Brasil, com o propósito de qualificar professores do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio para abordar assuntos ligados à estatística básica.

 

Através de parceria entre ABE, SPBPC e CONRE-3, montamos, pela primeiva vez, a nossa TENDA ESTATÍSTICA na 66ª Reunião Anual da SBPC que ocorreu na UFAC (Universidade Federal do Acre), entre os dias 26 e 27 de julho de 2014. A Tenda contou com a coordenação da Profa. Lisbeth K Cordani, da doutoranda Anelise Sabbag (Minnesotta University) e dos alunos do Bacharelado em Estatística da UNIR (Universidade Federal da Rondônia, campus Ji-Paraná), Rubens Batista de Souza, Robson Prata Frota e ​Emanuel Henrique Azevedo de Castro; participou também o estatístico Bruno Soares de Castro, bacharel em estatística pela UNIR. A tenda foi montada na sessão “DIA DA FAMÍLIA NA CIÊNCIA” que esteve aberta à visitação aos interessados de qualquer idade.

A partir dessa experiência, tentamos nos envolver, sempre que possível, com as atividades da SBPC, seja na sessão “Dia da Família na Ciência” ou “SBPC Jovem”, que recebe principalmente estudantes.

 

Materiais utilizados na TENDA ESTATÍSTICA

A maioria dos materiais que utilizamos são de baixo custo e reutilizáveis. Em geral, imprimimos em tamanho A4 ou A3 e plastificamos tudo, frente e verso, para podermos escrever sobre o material com CANETAS PARA QUADRO BRANCO. Assim, é fácil mantê-los limpo e reutilizá-los inúmeras vezes.

O material encontra-se no DROPBOX – acesse AQUI e faça o download do que precisar.

 

Artigos de apoio à TENDA ESTATÍSTICA

Planejando abrir um negócio?: use estatística! (2018)

Autores: Cordani, Lisbeth Kaiserlian e Fontes, Doris Satie

RESUMO: Resumo: Este artigo é uma síntese de uma atividade de Estatística Descritiva, que foi repetida pelas autoras em diversas ocasiões, com o objetivo de despertar, nos alunos e professores da escola básica, a necessidade de reconhecer padrões de comportamento em dados coletados, que permitam tomar decisões sobre um problema proposto. A abordagem propõe a formulação de projeto para um plano de negócio, que pretende apresentar ideias sobre os tamanhos para confeccionar um produto, no caso, luvas. A sugestão é apresentar os passos de uma coleta de dados reais em sala de aula (medida do palmo da mão), rápida de executar no ambiente escolar. Os conceitos abordados são de fácil compreensão, tratando desde a distribuição (empírica) dos dados, com diferentes representações gráficas, até a apresentação de medidas resumo dos mesmos dados, através de medidas de variabilidade e posição. Verifica-se a convergência dos resultados das diferentes medidas obtidas ao longo de vários anos e é sugerida uma tomada de decisão em termos do negócio proposto, com base nos dados coletados.Acesse o artigo completo AQUI ou AQUI.

 

Uma abordagem didática do problema de Monty Hall

Autores: Lisbeth K Cordani e Doris Satie Fontes

RESUMO: A inserção de elementos de estatística e probabilidade ainda está caminhando a passos lentos na escola básica brasileira (fundamental I e II e ensino médio – de 6 a 17 anos). Com essa preocupação as autoras têm oferecido algumas atividades sob a forma de oficinas para diferentes públicos, tentando mostrar abordagens mais convidativas para apresentar os conceitos básicos ligados à área. Para o público do ensino médio em diante, uma das atividades oferecidas é o conhecido problema de Monty Hall, que desafiou inclusive grandes matemáticos no passado e que continua a intrigar alunos e professores de vários níveis de escolaridade. Nossa proposta aqui é apresentar uma abordagem didática ao problema, de forma a aproximar alunos, professores e pessoas em geral, discutindo aspectos de probabilidade e risco envolvido na tomada de decisão. Trazemos também resultados empíricos coletados pelas autoras em 2018, em uma atividade de natureza científica no nordeste brasileiro, com mais de 600 pessoas.
Palavras-chave: Monty Hall, probabilidade básica, oficina de estatística, diagrama de árvore.Acesse o artigo completo AQUI.

 

Notícias das atividades da TENDA ESTATÍSTICA pelo Brasil

 

71ª Reunião Anual da SBPC – 2019

De 21 a 27 de Julho, UFMS – MS

A reunião da SBPC é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres.

Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas), e o Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

As atividades da Tenda foram oferecidas na SBPC Jovem. A equipe esteve formada pela Professora Lisbeth Cordani, (docente aposentada do IME-USP), Dóris Fontes, conselheira e tesoureira do CONRE-3, e Milena Heidecher Oliveira, graduada em Matemática Aplicada pelo IME/USP e super interessada pela Estatística.

 

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2018

De 16 a 19 de Outubro, Arena Pantanal – MT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma promoção do governo federal, em parceria com instituições públicas e privadas. Com o objetivo de estimular o interesse de estudantes em inovação e pesquisa, os eventos acontecem em mais de 1.200 municípios. As atividades envolvem universidades, escolas, institutos de pesquisa e empresas de diversos ramos da economia.

Representada pela Vice-presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª região) marcou importante presença em Cuiabá com a oficina e o estande da Tenda “O Munda da Estatística”, que ofereceu atividades para ensinar noções básicas de estatística a pessoas de todas as idades.

 

23º Sinape – Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística – 2018

De 23 a 28 de setembro

Organizado pela Associação Brasileira de Estatística – ABE, o evento é a principal reunião científica da comunidade estatística brasileira. Ao longo de cinco dias, cerca de mil pessoas participaram de intensas atividades. Com o tema “Estatística e Probabilidade: fronteira do conhecimento e inovação”, o objetivo foi possibilitar a interação entre pesquisadores, profissionais do mercado e alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.

Representada pela Vice-presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª região) ofereceu atividades que ensinaram noções básicas de estatística a pessoas de todas as idades na Tenda “O Mundo da Estatística”.

O Sinape 2018 aconteceu no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro/SP.

 

14ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

De 23-29 outubro 2017

Os Departamentos de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram do evento. Entre as apresentações, pessoas de todas as idades contaram com a Tenda “O Mundo da Estatística”. Representada pela Presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª região), a convite do Departamento de Estatística, auxiliou na divulgação da carreira. A equipe também esteve composta por professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As atividades aconteceram no dia 24 de outubro, na sala de oficinas 1 da Arena Pantanal, além da palestra “Descobrindo a Estatística”, em Cuiabá, ministrada por Dóris Fontes.

Com o tema: “A Matemática está em tudo”, o objetivo do evento é fomentar nas unidades escolares da rede pública e privada, de todo o país, a pesquisa científica como condição para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação.

 

XII SEMANA DE ESTATÍSTICA – UFES

De 10-12 Agosto 2016
Photos by Prof. Fabio Fajardo

A presidente do CONRE-3, Doris Satie M Fontes, participou da XII Semana de Estatística da UFES a convite do Prof. Fabio Fajardo, quando teve a oportunidade para fazer um workshop sobre as atividades da Tenda Estatística. O objetivo do workshop era de passar aos alunos a experiência de trabalhar com conceitos estastísticos junto aos alunos de EF I, II e Ensino Médio, de forma lúdica e curiosa. Exploramos todos os materiais disponíveis e deixamos o convite para que professores e alunos se engajem nesse tipo de atividade, não somente participando, mas também sugerindo novos materiais de trabalho. Veja mais fotos do evento aqui.

 

REUNIÃO REGIONAL DA SBPC EM SÃO RAIMUNDO NONATO

De 21-23 abril 2016

O evento aconteceu de 21 a 23 de abril de 2016, na Universidade Estadual de Piauí – Uespi, em São Raimundo Nonato.

Representada pela presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª região) auxiliou na divulgação da carreira por meio de brincadeiras e curiosidades. Atuante em diversos eventos pelo país, em todos os encontros o resultado é sempre o mesmo: interesse pela descoberta da carreira, que segue no ranking dos melhores salários e com diversas vagas no mercado de trabalho.

 

 

VIRADA CIENTÍFICA – USP

17 e 18 de outubro 2015

Representada pela presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 auxiliou na promoção das atividades, durante todo o dia 17 de outubro. Ao lado das professoras Lisbeth Cordani e Regina Albanese, além de alunos da graduação em Estatística, o programa divulgou a carreira por meio de brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística.

A Virada Científica da USP (Universidade de São Paulo) ofereceu mais de 150 ações em 24 horas de programação que aconteceram na Cidade Universitária, em São Paulo, e nos campi da Universidade localizados no interior do Estado.

Além da Cidade Universitária, o Centro Universitário Maria Antônia, o Parque CienTec, a Casa de Dona Yayá, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Faculdade de Medicina (FM) também promoveram atividades.

 

67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

De 12-18 julho 2015
Photos by Doris Fontes e Prof. Pedro Ferreira Filho

O CONRE-3 participou, a convite da ABE e SBPC, da 67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, ocorrida na UFSCar, de 12 a 18 de julho de 2015.

Com uma programação dirigida à interação com a comunidade, o espaço ficou tomado por pessoas de todas as idades que se aglomeravam para participar das brincadeiras que ensinavam noções básicas de estatística.

A animada equipe da Tenda Estatística foi formada por Dóris Fontes, Presidente do CONRE-3, Marcelo Ventura Freire, Presidente da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento do CONRE-3 e docente da USP, Anelise Sabbag, doutoranda em Educação Estatística na Univ. de Minnesota, Luis Fábio Castilho, aluno da USP, os professores Lisbeth Cordani (USP), Vera Lucia Damasceno Tomazella (ABE/UFSCar), Pedro Ferreira Filho (UFSCar), além dos alunos do PET Estatística da UFSCar André Arantes Ramos, Andressa Miyazono, Angélica Cristina Cruz Custódio, Bruno Caminaga Maranho, João Gabriel de M. Guimarães, Leticia Vieira, Lucas de Freitas Rosa, Lucia Helena Francisco, Marcia Maria Barbosa da Silva, Paula Ianishi, Rafael Lopes, Ricardo de Albuquerque Colella, Victor Vinicius Fernandes e Wellington Luiz Mesa Puerta.

Saiba mais sobre o evento, aqui

 

IV FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA BAHIA – FECIBA

De 28-30 Outubro 2014
Photos by Doris Fontes & Regina Albanese

O CONRE-3 participou, a convite da Profa. Irene Cazorla, então da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), da IV FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA BAHIA (FECIBA), que aconteceu na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), de 28 a 30 de outubro de 2014. O evento atraiu milhares de alunos vindos de todo o estado da Bahia e, pela nossa TENDA ESTATÍSTICA passaram centenas de estudantes interessados em medir o palmo da mão, arriscar um palpite no jogo do Monty Hall, adivinhar como funciona a Tábua de Galton, entre outras atividades. A TENDA ESTATÍSTICA também teve a honra de mostrar alguns dos princípios da probabilidade a jovens Pataxós que participavam da feira. Excelente experiência para as conselheiras Regina Albanese e Paula Bonifácio que participaram da TENDA ESTATÍSTICA, sob coordenação da presidente do CONRE-3, Doris Fontes. Veja mais fotos do evento aqui…