Diversas atividades divertidas para ensinar Estatística promovidas pelo CONRE-3 fizeram parte da 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 8 e 13 de julho de 2024.
As ações são do projeto Tenda da Estatística, que oferece brincadeiras e curiosidades para ensinar noções básicas de estatística e destacar a importância da análise de dados para o exercício da cidadania.
Representada pela conselheira Doris Fontes, umas das atividades da Tenda foi a medida da palma da mão direita. “Nesta edição, foram medidas 876 mãos, sendo 471 mulheres e 405 homens”, disse.
A edição contou com o auxílio de alunos e professores de Estatística da UFPA, entre eles, a Professora Débora Vilhena, graduada em Estatística e vice-coordenadora do Grupo de Estudo da Didática Matemática e Educação Estatística (GEDIM/STATISTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para a docente, o evento teve resultados positivos, pois acredita que a estatística ensinada na escola parece estar cada vez mais longe da vida do dia a dia das pessoas e as atividades da Tenda podem ajudar neste sentido.
“No início as pessoas ficaram surpresas pela simplicidade das atividades e depois felizes por compreenderem algo que para elas parecia difícil anteriormente, percebendo relações com as atividades do cotidiano. Elas ficaram entusiasmadas pela medição do palmo da mão, pois observaram a curva normal que estudam nos livros se materializar por intermédio das informações coletadas dos visitantes. A primeira vez que eles experimentaram brincar com os jogos, ficaram intrigados com os resultados. Depois de uma conversa que os expositores tinham sobre o assunto aliado aos objetivos dos jogos, os participantes ficaram contentes por terem compreendido os conceitos acerca dos assuntos de probabilidade e estatística de modo descontraído. A Estatística ensinada na escola parece estar cada vez mais longe da vida do dia a dia das pessoas. Esta é a percepção obtida pelos relatos dos vários visitantes ao enxergarem o movimento que a Estatística faz nas ações diárias. Penso que as atividades podem ser aproveitadas e aplicadas na educação básica, sem muito custo, e com ótimo aproveitamento de ensino e aprendizagem em Estatística e Probabilidade”, afirma.
Mesmo os profissionais que já fizeram algum curso de Introdução à Estatística ficam surpresos com os conceitos estatísticos passados de forma simples na Tenda da Estatística. Para Débora, a surpresa acontece pela forma como o assunto é abordado em sala de aula.
“Os participantes ficaram contentes porque conseguiram entender com facilidade os conceitos trabalhados que, em parte significativa, na sala de aula, por exemplo, é abordado de modo técnico, sem ludicidade. Recebi relatos de professores que disseram não ter noção dessa vinculação da teoria com a prática e quando eles fizeram essa associação, a compreensão dos conceitos ficou mais fácil”, explica.
A Professora Débora faz parte do GEDIM STATISTIC, o primeiro grupo de educação estatística da região amazônica do Brasil. Ele objetiva, por meio do uso de métodos e procedimentos da Ciência Estatística, contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica de alunos (de todos os níveis educacionais) e demais cidadãos locais. O grupo também leva os conhecimentos desenvolvidos para as escolas da região metropolitana de Belém. O trabalho é reconhecido por diversos especialista da educação estatística, matemática e pedagogia, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
“Pretendemos cobrir mais escolas do território paraense e incorporar, entre as atividades que desenvolvemos, as que foram trabalhadas na Tenda da Estatística”, revela.
Para saber mais sobre a Tenda: https://www.conre3.org.br/portal/tenda-estatistica/
Para saber mais sobre a SBPC: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/
Para saber mais sobre o GEDIM
Site: https://gedimestatistic.wixsite.com/my-site
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCeNWJxgov26vagOHVR2D3ig
e-mail: gedimestatistic@gmail.com
O CONRE-3 também mantém uma página direcionada à Educação Estatística, com materiais e notícias para docentes e interessados. Para conhecer: https://www.conre3.org.br/portal/educacao_estatistica/