MERCADO DE TRABALHO DO ESTATÍSTICO
Veja como e onde um Estatí­stico pode ser essencial

BIG DATA

BIG DATA ou Banco de Dados Gigantescos: hoje em dia, em todas as áreas do mercado de trabalho ou centros de pesquisas científicas, coletar e armazenar dados ficou muito fácil. Difícil mesmo é analisá-los. Para agrupar, selecionar, analisar sua vali-dade e melhor utilizar enormes quantidades de dados, o estatístico têm sido muito procurado. É um campo que continuará crescendo. Os recursos mais utilizados são: Data Mining, Machine Learning, Statistical Relational Learning, Infográfico, Crowdsourcing, Fusão de Dados, Análise de Cluster, Séries Temporais, Teste A/B, entre outros. Para saber mais sobre Big Data, acesse também outras informações aqui.

ONDE: Em qualquer empresa, de qualquer segmento.

 

Demografia (estudo das populações); antropologia; sociologia…

· recenseamento: na contagem e compreensão de como é e como evolui a população sob quaisquer aspectos: sexo, idade, raça, escolaridade, fluxo migratório, nutrição, saúde, profissão, etc., no cálculo da taxa de mortalidade, natalidade, expectativa de vida…

· desenvolvendo modelos matemáticos para prever se uma população vai aumentar ou diminuir; fornecer informações que ajudam no planejamento urbano, etc.

ONDE: IBGE, SEADE, CEM, INSTITUTO PÓLIS, SBPPC, ONU, OAB, FGV, universidades…

 Marketing; pesquisa de opinião, satisfação, eleitoral; endo-marketing; recursos humanos…

· pesquisar qual é a chance do candidato em épocas de eleições; avaliar tendências dos eleitores

· saber qual a marca de refrigerante é a mais popular; ou de cerveja, de carro, de companhia aérea, etc.

· ajudar a decidir que tipo de modelo de carro deve ser lançado no mercado; ou de perfume, bolacha, sorvete, roupas, etc. Onde deve ser lançado; auxilia no lançamento de  campanhas publicitárias e avalia seu sucesso, etc.

· estudar qual é o melhor lugar da prateleira do supermercado onde um produto deve ser colocado para aumentar as vendas; qual o melhor local para se abrir uma franquia/loja; qual o público mais esperado para seu produto, etc.

· ajudar a entender os milhões de dados que uma empresa tem de seus clientes para desenvolver produtos novos, campanhas publicitárias, serviço de atendimento ao cliente, etc.

· pesquisar como vai a satisfação dos funcionários de uma empresa; ajudar a melhorar o relacionamento entre chefias e subordinados; tentar ajustar função e aptidão para aumentar a produção; analisar a evolução nos cargos e salários; identifica necessidade de treinamentos, etc.

· elaborar planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

ONDE: Institutos de pesquisa de mercado, opinião, eleitoral; quaisquer tipos de empresa/indústria, agência de publicidade, indústria, comércio, serviços, entretenimento, ONGs… 

 

Economia; seguro; previdência…

· desenvolver um produto bancário que dê mais lucro para o banco e para o aplicador; ou um tipo de seguro saúde que maximize os lucros da seguradora; ou formas de analisar dados de seguradoras para detectar sinais de fraudes; desenvolver modelos que minimizem o risco de créditos; desenvolver modelos de cobrança; acompanhamento de investimentos, análises de projeções contábeis, etc.

· entender e projetar resultados econômicos; ajudar a elaborar planos econômicos baseados em centenas/milhares de dados coletados de diversos setores; desenhar modelos matemáticos-estatísticos para prever o vai-e-vem do mercado de ações, minimizem riscos de aplicações financeiras, etc.

· prever a arrecadação de impostos, taxas e tributos com modelos que estudam o seu comportamento através dos tempos; dar subsídio à elaboração de políticas monetárias;

· avaliar diversos mercados e entidades existentes e seus impactos na vida do cidadão; avaliar o mercado de trabalho;

ONDE: IPEA, FIPE, FGV, SEADE, outros órgãos do governo, bancos, seguradoras, financeiras, universidades, indústrias, empresas de serviços, hospitais, centros de pesquisas…

 

Setor público, áreas estratégicas…

· analisar o trânsito e ajudar no planeja­mento estratégico da cidade; ou analisar o trá­fego de ligações telefônicas pelas centrais, de cliques por segundo na Internet, de tempo médio de um banho, número de acidentes de todo o tipo por idade, etc.

· analisar dados sobre poluição; número de raios que caem na cidade, onde e como; quantidade de chuva que caiu, etc.

· analisar a eficiência e eficácia de projetos públicos; satisfa­ção da população com o desempenho do governo; auxiliar nos nos projetos, planejamentos, etc.

· analisar dados sobre criminalidade, suicídios; auxiliar nas soluções dos diversos problemas do sistema judiciário; apoio na elaboração e estudo de leis; aplicação de métodos estatísticos no direito (jurimetria), etc.

· entender as oscilações nos níveis de emprego e desemprego; relacionar dados de causa e efeito, etc.

· desenvolver índices baseados em pesquisas de satisfação/ eficiência/ eficácia; análise de indicadores sociais, etc.

 

· análise de mercado que dependem de políticas públicas claras como o Setor de Turismo, Desenvolvimento Urbano, Educação, etc.

ONDE: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Sistema de Abasteciamento de Água e Esgoto, Sistema de Distribuição de Energia Elétrica / Gás / Combustíveis, Petrobrás, universidades, institutos e centros de pesquisas…

Saúde pública e medicina; pesquisa clí­nica; biologia; bioestatí­stica; psicologia; psiquiatria…

· analisar o comportamento de epidemias, doenças, cáries, seus tratamentos e controles; desnutrição, etc.

· analisar milhões de células que um órgão tem; milhares de gens de um ser humano; GENOMA, etc.

· testar eficiência e eficácia de medicamen­tos, cosméticos, alimentos, sistemas de segurança e prevenção de acidentes, etc.

· ajudando a estabelecer níveis e padrões para testes clínicos e padrões/curvas que servirão como parâ­metros de 

comparação (idade vs. altura, por exemplo); planejar e realizar experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolver estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

ONDE: ANVISA, outras instituições públicas, Instituto Pasteur, Adolpho Lutz, Instituto Butantan, Hospi­tais, universidades, institutos de pesquisas clínicas, empresas farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, ONGS…

 

Universidades e Instituições de Pesquisas

· atuar como docente, dando aulas de muitas disciplinas relacionadas à Estatística (praticamente todos os cursos universitários têm aulas de estatística em nível básico).

· pesquisar e desenvolver novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos; interagir com pesquisadores do mundo todo; participar de congressos para assimilar novas técnicas

· assessorar pesquisadores de outras áreas, dar-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

ONDE: todas as escolas, universidades, centros de pesquisas acadêmicas, centro de pesquisas diversas públicas ou privadas…

 

Mí­dia, Artes, Esportes, Literatura, Linguí­stica…

· comparar o aproveitamento dos atletas, acompanhar o desempenho progressivo, etc.

· analisar estilos literários, de pintura, escultura; atribuição de obra ao autor; lexologia, etc.

· analisar desempenho de diversos programas de televisão, rádio, jornais, revistas, etc.

ONDE: indústria de entretenimento em geral (cinema, rádio, TV, teatro…); meios de comunicação, universidades, centros de pesquisas, clubes desportivos; museus…

 

 

Administração pública/privada, mistas, filantrópicas; indústria, engenharia, agronomia, quí­mica, geologia…

· auxiliar no combate às pragas na lavoura; desenvolvimento de produtos agrícolas;

· trabalhar com CEP (controle estatístico de processos); modelos de con­trole de qualidade dos produtos; modelos para regulagens de máquinas, calibração de instrumentos (metrologia); testes de conformidade e confiabilidade, etc.

· auxiliar na gestão de empresas; gestão ambiental; gestão de ONGs; padronização de bases de dados para facilitar a gestão

· analisar dados geológicos, hidrogeológicos, etc.

· auxiliar nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; controle de  controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

ONDE: EMBRAPA, INMETRO, IPT, universidades, indústrias diversas, agrobusiness, empresas de serviços diversos, comércio, ONGs…

 

 

 

 

Como e onde o Estatístico pode ser essencial