ENCONTRO ONLINE
Sábado – 31/05/2025
Das 9h às 13h
Em homenagem ao DIA DO ESTATÍSTICO, comemorado no dia 29 de maio, e como parte das celebrações aos 60 ANOS DO SISTEMA CONFE/CONREs, preparamos um evento online que pretende debater a atratividade da nossa profissão junto aos jovens estudantes, sobretudo do Ensino Médio, e como enfrentamos os desafios da Inteligência Artificial ante o desconhecimento generalizado dos métodos estatísticos pelos profissionais do mercado e pesquisadores acadêmicos.
O Presente e o Futuro da Estatística no Brasil: Formação, Valorização e Inovação
9h – ABERTURA – Presidente do CONFE, Márcio Costa
Márcio Costa – Especialista em BI, Ciência de Dados e Estatística, com 30 anos de experiência na análise e modelagem de dados em setores como bancário, seguros, telecomunicações e varejo. Possui forte atuação em estatística aplicada, machine learning e modelagem preditiva, utilizando ferramentas como Python (bibliotecas de ML), SAS, SPSS Modeler e Minitab. Possui expertise em BI e engenharia de dados, com domínios de Power BI, Tableau, SQL (PL/SQL, T-SQL), Redshift, Spark e Azure. Experiente na criação de dashboards, ETL, Data Warehouse e modelagem dimensional, aplicando métodos estatísticos para geração de insights e suporte à tomada de decisão. É pós-graduado em Big Data e Inteligência Analítica, com foco em modelagem preditiva, estatística avançada e machine learning. Além disso, especializou-se em Business Intelligence e Engenharia de Dados, aprofundando conhecimentos em arquitetura de dados, ETL, Data Warehouse e visualização de dados. Assumiu a presidência do CONFE em janeiro de 2025.
9h15 – Mesa Redonda 1 – Formação e Atratividade
A Estatística como Escolha: Estratégias para Atrair Jovens Talentos
Objetivo: Discutir os fatores que dificultam a atração de estudantes para os cursos de Estatística e propor ações práticas para fortalecer o marketing desses cursos no Ensino Médio, pré-vestibular e nas redes sociais.
Susi Samá (FURG): Educação Estatística no Brasil: trajetória do GT 12 da SBEM.
Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB): A formação em Estatística segundo o Censo do Ensino Superior no Brasil
Júlio Barros (UFC): Estatística na Universidade Federal do Ceará – indicadores e ações da Graduação.
Gonçalo Bezerra (CONFE): Fortalecimento da profissão através de parcerias entre CONFE/CONREs e entidades acadêmicas, associações e sociedades de estatística.
Susi Samá: Graduação em Matemática Licenciatura (1997), Mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e Doutorado em Educação em Ciências pela FURG. Pós-Doutorado pela UFS sobre a contribuição da Neurociência Cognitiva no ensinar e aprender Estatística. Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências – FURG. Participa do grupo de pesquisa em EaD e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT12) da SBEM de 2015 a 2021. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, tecnologias digitais na educação.
Ana Maria Nogales Vasconcelos: Professora titular do Departamento de Estatística e professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da UnB. É doutora em Demografia pela Université Catholique de Louvain – Bélgica. Foi Diretora de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan (Governo do Distrito Federal (2016-2019). Foi secretária e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2009-2012 e 2017-2018), e foi conselheira, vice-presidente e presidente do CONRE 1 (2003-2011). Trabalha com o tema de estimativas e projeções populacionais, e análise de dados nas áreas de saúde e educação.
Júlio Barros: Graduação em Estatística em 1990. Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 1995). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 2002) É Professor Associado II do Depto de Estatística da UFC. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de mais 10 eventos, entre nacionais e internacionais. Atua na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional e Estatística, particularmente com aplicações em Transportes. Exerceu inúmeros cargos de gestão na UFC, incluindo Chefe do Depto de Estatística. Atualmente é Coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Também ocupa a Função de Encarregado de Dados Pessoais da UFC, desde junho 2024.
Gonçalo Bezerra: Estatístico, pós-graduado em Engenharia Econômica, Docência em Curso Superior e Inteligência de Mercado; 35 anos de experiência na área de Analytics, Pesquisa e Inteligência de Mercado em grandes empresas nacionais e multinacionais, foi professor de pós-graduação em Pesquisa de Mercado na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é Estatístico da empresa de saneamento Águas do Rio e Vice-presidente do CONFE.
10h15 – SORTEIO DE LIVROS E CAMISETAS – Curiosidades históricas da estatística
10h30 – Mesa Redonda 2 – Futuro da Profissão
Estatística, Ciência de Dados e IA: Competição ou Complementaridade?
Objetivo: Refletir sobre os impactos do crescimento de cursos de curta duração e bacharelados emergentes em Ciência de Dados e IA (muitas vezes com pouca ou nenhuma base estatística) sobre a formação tradicional em Estatística.
Tamara Mármore: Inferência vs. Predição: O Poder da Estatística na Ciência de Dados
Gabriel Marchesi: O Ofício Estatístico em Risco? Formação, Mercado e Legitimidade em Tempos de Ciência de Dados.
Leonard Assis: O pipeline de Data Science: onde entra o estatístico e onde entra a TI.
Tamara Mármore: Bacharel em Estatística pela FCT/UNESP, presidenta no CONRE-3. Principais atuações: Psicometria – desenvolvimento de Avaliações Diagnósticas com dados educacionais, Econometria – previsão da produção nacional de autoveículos (Sindipeças) e Pesquisas estaduais (SEBRAE-SP). Atualmente é Cientista de Dados junto ao SEBRAE-SP.
Gabriel Afonso Marchesi Lopes: Graduado em Ciências Atuariais (2007), Estatística (2013) e Ciências Contábeis (2021) pela UFRGS e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da UFRGS. Foi Analista de Dados na Rede de Farmácias Mais Econômica, Pricing na Planalto Transportes e Estatístico-Chefe no Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião (IGAPE-RS), professor do Departamento de Estatística da UFRGS, Perito do Juiz na 6ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), e atualmente é Estatístico na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), onde atuou na Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos como Coordenador do Sistema Municipal de Informações (SMI), Gerente de Geoprocessamento Corporativo, Estatístico no Observatório de Porto Alegre (ObservaPoA) e Coordenador do Anuário Estatístico da PMPA. Hoje está na Secretaria Municipal de Saúde, onde atua no assessoramento do Secretário de Saúde junto a Assessoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (ASSEPLA), e é o DPO (Data Protection Officer) da Secretaria Municipal de Saúde. Presidente do CONRE4.
Leonard Assis: É bacharel em Estatística e em Cientista da Computação pela UFMG, Mestre em Informação estratégica pela UFMG; Doutorado incompleto em Linguística Aplicada no CEFETMG, onde estudou processamento de linguagem natural; possui 17 anos de experiência planejando conduzindo e coordenando Analytics e pesquisas eleitorais nos níveis municipal, estadual e nacional. Atualmente é gestor de equipes de Advanced Analytics, Engenharia de Dados, inteligência artificial e governança de dados, trabalhando no mercado europeu, asiático e norte americano, especialmente no setor de Mineração, energias renováveis e Oil & Gas. É vice-presidente do CONRE-6 (MG/ES)
11h30 – Palestra Magna
A Nova Era da Estatística: Modelagem, Tecnologia e Relevância Social
- Júlio Trecenti: As aventuras de vibe coding do ponto de vista de um estatístico: oportunidades, desafios e perigos dos modelos de IA.
- Márcio Nicolau: Estatística e Inteligência Artificial: semelhanças e diferenças
Júlio Trecenti – Doutor em Estatística pelo IME-USP. Professor Tempo Parcial no Insper. Pesquisador no CEOE/Unifesp. Diretor-Técnico da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Trabalha com raspagem de dados, arrumação de dados, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, visualização de dados e dashboards. Ex-presidente do CONRE-3; ex-conselheiro do CONFE.
Márcio Nicolau – Bacharel em Estatística pela (2006), Especialização em Engenharia de Produção pela UNINTER (Melhoria de processo Lean Six Sigma/2015), Mestrado Profissional em Computação Aplicada UPF (2018). Doutorado em Ciência da Computação (UFRGS) trabalhando com modelos Neuro-simbólicos aplicados a problemas de Visão Computacional, Aprendizado e Raciocínio. É analista da EMBRAPA; tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, principalmente em simulação de doenças em trigo, modelos bayesianos e computação de alto desempenho e uso de modelos de IA e Deep Learning para detecção precoce de doenças em plantas, usando imagens. É conselheiro do CONRE-4.
12h30 – SORTEIO DE LIVROS E CAMISETAS – bate papo com os participantes
LIVROS
– Estatística: O que é, para que serve, como funciona – por Charles Wheelan (Autor)
– A arte da estatística: Como aprender a partir de dados – por David Spiegelhalter (Autor)
– Pensamento Estatístico: Analisando Dados em um Mundo de Incertezas – por Russell A. Poldrack (Autor)
– Como mentir com estatística – por Darrell Huff (Autor)
– Ah, Se Eu Soubesse (Estatística). A Estatística Desmistificada – por Jorge Scheidegger (Autor)
– Estatística Decodificada – por Anderson Rodrigo da Silva (Autor)
– As leis do acaso: Como a probabilidade pode nos ajudar a compreender a incerteza – por Robert Matthews (Autor)