LIVROS DIDÁTICOS QUE ABORDAM O LETRAMENTO ESTATÍSTICO OU

LIVROS DE APOIO AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

 

LETRAMENTO ESTATÍSTICO –  Uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento, valorização e fortalecimento da ESTATÍSTICA no Brasil é, sem dúvida, o ensino apropriado da ESTATÍSTICA aos alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. É crucial incentivar e apoiar iniciativas que visam ajudar os professores de matemática a ensinar, de forma criativa e com confiança, a ESTATÍSTICA e PROBABILIDADE no ensino básico. Somente com a apropriação dos conceitos básicos de estatística desde bem jovem é que teremos crianças, jovens e adultos com capacidade analítica e, consequentemente, desenvolver seu papel como cidadão ativo, participante.

Vamos registrar aqui os livros que estão no mercado, com custo ou gratuitos, e que poderão ajudar professores a se capacitarem e poderem ensinar Estatística e Probabilidade às crianças desde o ensino infantil até como “curso de serviço” das universidades.

 

Sequência de Ensino: Estatística e Probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores: Rúbia Juliana Gomes Fernandes e Guataçara dos Santos Junior

Este livro é de caráter didático, que destaca a importância do diálogo entre a educação Estatística – campo do conhecimento matemático em seu contexto acadêmico – e questões que dizem respeito à vida cotidiana dos alunos.

Livro da Editora Universitária – ACESSE AQUI

 

 

 

LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO

Organizados pelos professores Mauren Porciúncula, Maria Priscila Schreiber e Cássio Giordano.

Este livro tem como objetivo apresentar o processo de planejamento, de implementação e de pesquisa aplicada do Projeto “Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (LeME-FCC)”, realizado em escolas de Educação Básica de Rio Grande, RS, em colaboração com o Programa de Letramento Multimídia Estatístico (LeME), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O Projeto teve o fomento da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Fundação Itaú Social, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública. Número de páginas: 302

R$ 49,90 – ACESSE AQUI

 

Temas emergentes em letramento estatístico

Autores: Carlos Eduardo Ferreira Monteiro e Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho.

Nos contextos sociais contemporâneos, as estatísticas constituem-se em ferramentas importantes à compreensão de diversos fenômenos cotidianos, tais como o desenvolvimento de uma pandemia, as tendências econômicas, os indicadores sociais e os desempenhos eleitorais. O termo “letramento estatístico” diz respeito às competências por meio das quais cada um pode compreender, avaliar criticamente e comunicar suas análises referentes a estatísticas em diversas situações. Este e-book traz reflexões sobre o letramento estatístico a partir de pesquisas nacionais e internacionais, e seus vinte capítulos estão organizados em três partes: na Parte 1, intitulada “Reflexões sobre temas emergentes em letramento estatístico”, são apresentados cinco capítulos elaborados por pesquisadores que são referências internacionais na área: Iddo Gal (Israel), Carolina Carvalho (Portugal), Theodosia Prodromou (Chipre e Austrália), Irene Cazorla e Celi Lopes (Brasil). A Parte 2 apresenta capítulos dedicados a “Aspectos socioculturais no letramento estatístico”, com temas que abrangem dos desafios do letramento estatístico em tempos de Big Data até o seu papel na convivência com o semiárido nordestino, ou como meio de empoderamento de meninas quilombolas, passando ainda pela leitura de dados da pandemia na educação básica; a Parte 3 trata de “Temáticas contemporâneas na formação de professores que ensinam Estatística”, com análises sobre o letramento estatístico na formação continuada de professores da educação infantil, na prática de professores em áreas campesinas, na abordagem de tabelas e gráficos no ensino médio, em livros didáticos adotados em escolas do campo, não se excluindo ainda, entre outros temas relevantes, o suporte prestado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e a presença do letramento estatístico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). ACESSE AQUI

 

Investigações em ensino e em aprendizagem: uma década de pesquisas do Grupo de Estudos em Raciocínios Combinatório e Probabilístico (Geração)

Autores – Rute E. de S. Rosa Borba, Juliana Azevedo Montenegro e Jaqueline A. F. Lixandrão Santos

Ao reunir o resultado de pesquisas do Grupo de Estudos em Raciocínios Combinatório e Probabilístico (Geração), da UFPE, este livro tem como foco central os processos de ensino e de aprendizagem ligados ao desenvolvimento do raciocínio combinatório e probabilístico, mas suas discussões se relacionam também com outros conteúdos matemáticos. As investigações foram realizadas sob olhares de professores e estudantes, e em diálogo com documentos oficiais, materiais curriculares e outros recursos de ensino e de aprendizagem, organizando-se em três blocos: 1) estudos com professores sobre seus conhecimentos referentes ao ensino de probabilidade e combinatória; 2) pesquisas com estudantes da educação básica sobre recursos voltados para a aprendizagem em probabilidade e combinatória, abrangendo desde o uso de problemas, jogos e desenhos até o uso de softwares, e desde a educação infantil até a de jovens e adultos; e 3) propostas de educação inclusiva. Com variados métodos de pesquisa e variados referenciais teóricos, é uma obra de utilidade para pesquisadores, docentes de cursos voltados à Educação Matemática e professores da Educação Básica; uma fonte de auxílio para o planejamento e a execução de atividades escolares que possibilitem o desenvolvimento dos estudantes, em particular seus raciocínios combinatório e probabilístico. ACESSE AQUI

 

 

Estatística e probabilidade na escola

Autores: Gilda Lisbôa Guimarães e José Ivanildo Felisberto de Carvalho

Com a introdução do ensino de Estatística e Probabilidade nos currículos do Ensino Fundamental, novos desafios pedagógicos passaram a integrar o cotidiano dos professores. Este livro reúne o resultado de pesquisas variadas realizadas pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental (Gref), da Universidade Federal de Pernambuco, formado por licenciados em Matemática e pedagogos em diferentes estágios de formação, mas que têm em comum, em sua maioria, a vasta experiência em sala de aula. Sempre relacionando teoria e prática, e com base em experiências pedagógicas levadas a termo em escolas da rede pública do estado de Pernambuco, os capítulos exploram conceitos e procedimentos estatísticos e probabilísticos presentes no currículo e em livros didáticos; a construção, a experimentação e a análise de abordagens para o ensino de Estatística e Probabilidade, com uso de materiais didáticos, gráficos e softwares educacionais; a análise de concepções e da própria aprendizagem relativas a conceitos e procedimentos estatísticos, no que diz respeito tanto a alunos quanto a professores da Educação Infantil, da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos, entre outros temas.  ACESSE AQUI

 

E-BOOK – O CLUBINHO

Autores: Emily Diniz e Ivanildo Carvalho. Ilustração de Waleska Diniz

O livro O Clubinho aborda o conceito de probabilidade no contexto das crianças, com situações do cotidiano. Emily Diniz é mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Edumatec e Ivanildo Carvalho é professor do programa. As ilustrações lindíssimas do livro são de Waleska Diniz, que também é mestranda do Edumatec. Este é um livro de histórias com foco em conteúdos curriculares, que aborda o conceito de Probabilidade por meio de histórias curtas, que versam sobre contextos de brincadeiras, jogos e sorteios presentes no cotidiano infantil. O livro conta a história de um grupo de amigos, com personalidades bem diferentes uns dos outros, que decidem formar um clube, vivenciando juntos variadas situações do dia a dia em que estão presentes ideias probabilísticas. O material se destina a professores, pais e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O livro está disponível gratuitamente para download, é só clicar no título do livro. ACESSE AQUI

 

 

E-BOOK – Letramento estatístico: explorando dimensões críticas com licenciados em matemática

Autores: Nahum Isaque dos Santos Cavalcante , José Roberto Costa Júnior , Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

A Estatística, enquanto disciplina de conhecimento acadêmico, está presente na maioria das áreas, a exemplo da saúde, das ciências sociais, das exatas, etc. Essa presença possui um forte caráter de aplicação, destacando a essência de disciplina metodológica. Ocorre que, nas licenciaturas, ao que tudo indica, a abordagem da Estatística segue esse mesmo padrão. No caso da licenciatura em Matemática, o ensino da Estatística deve assumir um papel diferenciado, tendo em vista que cabe ao futuro professor de Matemática a responsabilidade de ensiná-la na Educação Básica. Essa mudança perpassa a natureza de aplicação, devendo ser pensada em seus aspectos didáticos, metodológicos, históricos e epistemológicos.

Este livro foi escrito a partir do desenvolvimento de um curso ofertado a estudantes da licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi proporcionar situações pedagógicas envolvendo o letramento estatístico. A realização do referido curso visou proporcionar situações nas quais os licenciandos pudessem desenvolver outro olhar sobre a Estatística, podendo refletir acerca de suas futuras práticas de sala de aula no que se refere a essa área. ACESSE AQUI

 

 

E-BOOK – Educação financeira e educação estatística

Organizadores: Marco Aurélio Kistemann e Fabiano dos Santos Souza

Este livro é resultante de pesquisas efetuadas no âmbito das ações investigativas de educadores envolvendo temáticas atuais da Educação Financeira e Educação Estatística. A Educação Financeira e a Educação Estatística são áreas emergentes da Educação Matemática de extrema urgência de problematização em tempos de alto grau de endividamento da população brasileira e da disseminação em massa de dados estatísticos imprecisos e falsos que culminam na propagação de fake news.

Desse modo, pesquisas envolvendo essas áreas de conhecimento têm se tornado fundamentais e urgentes para promovermos uma transformação de professores de Matemática e demais disciplinas para a promoção de cenários para investigação com temáticas críticas e instigantes que incentivem práticas pedagógicas inter, trans e multidisciplinares com professores e estudantes nos diversos contextos de salas de aulas semipresenciais, remotas e híbridas. ACESSE AQUI

 

 

LIVRO – INVESTIGAÇÕES HISPANOBRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

ORGANIZADORES: Celso Ribeiro Campos e Andréa Pavan Perin

O Grupo de Trabalho número 12 (GT12 – Educação Estatística) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tem como objetivo desenvolver pesquisas para compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos epistemológicos, metodológicos, cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, envolvidos nos conceitos estatísticos. Objetiva também fomentar o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino, visando o desenvolvimento do letramento estatístico e dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas por seus membros. No contexto da Educação Estatística, os pesquisadores do GT12 utilizam recursos teórico-metodológicos de outras áreas, como Educação Matemática, Educação Crítica, Psicologia, Pedagogia,Filosofia e Matemática, além da própria Estatística.

O grupo se reúne periodicamente em fóruns e no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Para o triênio 2018-2021, o GT tem a professora Suzi Samá como coordenadora e o professor José Ivanildo como seu vice. Formam o comitê científico os professores Ailton Paulo de Oliveira Junior, Celso Ribeiro Campos e Marta Élid Amorim.

No âmbito dos trabalhos de pesquisa do GT12, diversas interações ocorrem entre seus membros e entre pesquisadores de outros GTs, estudantes de pós-graduações em Educação Matemática interessados em investigações sobre Educação Estatística, etc. Essas interações se mostram muito profícuas na medida em que ampliam os horizontes de pesquisas, absorvendo novos temas e novos olhares sobre as problemáticas típicas do ensino-aprendizagem de Estatística nos diversos níveis escolares. E dessa forma os pesquisadores contribuem para um aprofundamento dos temas investigados e desenvolvem experimentações e constructos teóricos e práticos. ACESSE AQUI

 

 

LIVRO SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA

EDITORES: MARIA MAGDALENA GEA SERRANO, ROCÍO ÁLVAREZ ARROYO E JOSÉ ANTONIO GARZÓN GUERRERO – GRANADA, 2020

En la actualidad, encontramos gran interés e implicación por la enseñanza y aprendizaje de la estadística y probabilidad en docentes e investigadores, que se visibiliza en diversas fuentes de información (congresos, revistas, instituciones, etc.), así como en las nuevas líneas de investigación que se incorporan a programas de doctorado y maestría, con la finalidad de atender a las problemáticas que surgen en este campo de investigación.

En muchas de estas fuentes se emplea el término cultura o alfabetización estadística para referirse, fundamentalmente, a la necesidad de un conocimiento estadístico básico para todos los ciudadanos. Paralelamente, surge un compromiso de la institución educativa (gobierno de un país, programas de formación de docentes y alumnado, etc.) por ofrecer una formación estadística adecuada a la realidad en que vivimos. Gran parte de responsabilidad recae en el docente, quien debe diseñar planes de formación idóneos para que los estudiantes adquieran con sentido los conocimientos de la materia. Justo aquí es donde la investigación en educación estadística evidencia su gran potencialidad para responder a la problemática planteada. ACESSE AQUI

 

 

LIVRO ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Irene Cazorla, Sandra Magina, Verônica Gitirana e Gilda Guimarães

Esse livro foi escrito por quatro mulheres com formação acadêmicas distintas que viveram em diferentes lugares do Brasil e do mundo e, finalmente, se encontraram para escrever sobre ensino de estatística no Ensino Fundamental.

A experiência na docência e na pesquisa, bem como a formação plural das autoras deste livro, possibilitou a produção de um material de qualidade e de expressiva contribuição para a Educação Estatística. Irene Cazorla, Sandra Magina, Verônica Gitirana e Gilda Guimarães abordam conceitos estatísticos, presentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de extrema relevância, tanto para a constituição de cidadãos críticos e conscientes, quanto para a construção do pensamento científico.

Ao longo da obra, as autoras adotam uma linguagem simples e acessível. Em algumas partes do texto, estabelecem um diálogo com o leitor, o que torna a leitura agradável e envolvente. As atividades pedagógicas propostas abordam temas que integram o cotidiano de estudantes e professores, o que facilita a compreensão dos conceitos trabalhos.Tal perspectiva também evidencia a presença da Estatística em nossas vidas e deixa o professor mais confortável para abordar os conceitos básicos desta ciência na sala de aula. ACESSE AQUI

 

 

LIVRO Conhecendo a Estatística (Estatística para Baixinhos Livro 1)

Organizadores: Gabriela Braz (Autora e ilustradora), Mauren Porciúncula (Editor), João Albert Silva (Editor)

Este livro tem por objetivo desenvolver conceitos e habilidades estatísticas, com crianças a partir dos 4 anos de idade, de forma interativa e lúdica. As habilidades apresentadas seguem a Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2018.
O livro propõe desenvolver um Ciclo Investigativo com a criança, como um Campo de Experiência da Estatística para a Educação Infantil. Dessa forma, apresenta sugestões aos professores no desenvolvimento da leitura. https://loja.akademy.com.br/conhecendo-a-estatistica ou na Amazon (kindle) ACESSE AQUI

 

 

 

 

LIVRO: Contribuições para a Educação Estatística: a trajetória acadêmica do grupo de pesquisa de Rio Claro

Organizadores: Andréa Pavan Perin e Ana Paula Gonçalves Pita

O Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (GPEE) foi pioneiro no Brasil em dedicar-se à pesquisa acadêmica direcionada especificamente à Educação Estatística quando ela emergiu como área de interesse dentro da Educação Matemática. Este livro traz as pesquisas orientadas pela Profa. Dra. Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki e que resultaram em dissertações e teses de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro. ACESSE AQUI

 

 

Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamental

Organizadores: Cristina de Fatima Budek Dias, Guataçara Santos Junior e Cristina Mesquita

Pensar sobre os conhecimentos específicos necessários para ensinar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental é complexo e demanda reflexões sobre o processo educativo como um todo. A educação escolarizada da criança precisa ser realizada considerando-se seus aspectos psicológicos, cognitivos, culturais e sociais, isso quer dizer que é preciso uma visão holística da criança e de como ela aprende, se relaciona com o mundo a sua volta e de como é esse mundo. Ainda, é preciso uma visão ampla do papel da escola no contexto em que se insere. Então não se trata apenas de pensar em conteúdos e na didática, antes, é necessária uma visão de por que ensinar estatística é importante e de como esse ensino pode ser articulado com as questões da realidade da criança e de seu entorno.

Ensinar estatística não é apenas obrigação e está longe de ser mera reprodução do que está proposto na base nacional que rege as propostas pedagógicas e curriculares dos estados, municípios e redes de ensino. A criança precisa vivenciar situações nas quais tenha a oportunidade de analisar e pensar criticamente sobre seu contexto. Assim, é preciso que o ensino seja capaz de apoiar a aprendizagem, no sentido de que tenha significado para a aplicação dos saberes na prática cotidiana.

Todavia, coletar, organizar, ler, interpretar e analisar informações com base em dados não são tarefas simples e corriqueiras, pois demandam processos cognitivos complexos. Destarte, ensinar estatística, também, não é um processo natural, no qual o professor simplesmente vai ao quadro e desenha uma tabela e as crianças olham, fazem a leitura e tudo está perfeito. Para que o ensino e a aprendizagem se efetivem, o professor carece de formação e esta precisa contemplar conhecimentos específicos da área e sua didática.

Neste sentido, este caderno de orientações, fruto da tese de doutorado “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística”, tem o intuito de esboçar os conhecimentos necessários para o ensino de estatística e de sugerir processos e práticas de formação que podem contribuir para a aprendizagem do professor, seguindo as concepções e anseios de professores atuantes nos anos iniciais e de pesquisadores em Educação Estatística. ACESSE AQUI