Composição do Conselho 

 

Efetivo de 2021 a 2023

 

Nathália Demétrio Vasconcelos Moura

Background em Estatística (mestrado pela USP e bacharelado pela UFPE), Cientista de Dados no Itaú-Unibanco, Professora Assistente na Pós-Graduação em Data Science e Decisão do Insper e coorganizadora do capítulo de São Paulo das R-Ladies.  Gosta de discussões colaborativas, soluções criativas/quantitativas para problemas aplicados e do aprendizado/compartilhamento que ocorre durante o processo. Entusiasta da área de dados, de storytelling à deep learning, de programação em R à agile, acredita que a área tem uma natureza de eterno aprendizado, tornando crucial pontos como: lugar de escuta, leituras de livros/blogs e times multidisciplinares – e em qualquer um dos casos, sempre acompanhado de um bom café!

Atuação no CONRE-3

Como Conselheira Efetiva, desde 2018, tem contribuído para que o CONRE-3 siga cumprindo seus objetivos, em especial a divulgação e importância da Estatística para a sociedade e as discussões sobre o mercado dentro da nossa comunidade, visando ao fortalecimento da profissão. Em 2020 assumiu a vice-presidência, sendo reeleita para o mesmo cargo na gestão de 2021.

Contato: nathalia@conre3.org.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/nathaliademetrio

Facebook: https://www.facebook.com/nathalia.demetrio

Twitter: natydemi

 

Afonso Massao Yamaguchi

Graduado em Estatística pela USP, com Mestrado em Economia Aplicada pela FGV-SP. Possui ampla experiência no trabalho de transformar dados em informação e informação em Inteligência para decisões de negócios. Atua desde grandes instituições financeiras tradicionais (Santander, Citibank e Itaú) a Fintechs (PagSeguro e Digio), sob as mais diferentes designações: Estatístico, Analista de Risco, Analista de Modelagem de Crédito, Gerente de MIS, Gerente de Analytics, Engenheiro de Dados, Arquiteto de Dados etc.

Atuação no CONRE-3

Sua contribuição estará focada na defesa dos interesses dos profissionais e no trabalho de divulgação da importância da Estatística para a sociedade. Foi eleito Conselheiro Efetivo pela primeira vez em 2020 para a gestão que se inicia em 2021.

Contato: afonsomy@conre3.org.br 

 

Mauro Correia Alves

Bacharel e Mestre em Estatística pelo IME-USP. A segunda graduação é em TI, pela Fatec-SP, e MBA em Risco de Crédito pela Saint Paul – Moodys Analytics. Possui experiência em modelagem, CRM e Analytics. Forte atuação no desenvolvimento de soluções de modelos preditivos em réguas de relacionamento (aquisição, manutenção, rentabilização, retenção, cobrança e reativação) para grandes empresas nas áreas de bureau de crédito, cartões, telecomunicações e seguradoras. Atualmente está no mercado de crédito, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão de modelos preditivos e estudos analíticos para mitigação de riscos e decisão de crédito.

Atuação no CONRE-3

Colabora na divulgação dos objetivos do Conselho, a fim de contribuir cada vez mais com o fortalecimento e valorização do profissional de estatística em suas respectivas áreas de atuação. Em 2018 foi eleito Conselheiro Suplente e, em 2021, Conselheiro Efetivo, para a gestão 2021-2023.

Contato: mauro@conre3.org.br

 

 

Efetivo de 2021 a 2022

 

Doris Satie Maruyama Fontes

dorispostEstatístico formada pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Atuou como Fundraising Department Assistent em uma entidade filantrópica em Nova York (1988-1992), cujo objetivo era ajudar alunos estrangeiros e novos imigrantes. De volta ao Brasil, dedicou-se a trabalhos estatísticos diversos até 2015. Em 2016, passou a atuar também na COOPEREST (Cooperativa Paulista de Serviços Estatísticos e Similares), com sede em São Paulo.

Atuação no CONRE-3

De 2004 a 2010, assumiu a coordenação geral do CONRE-3. Em 2010 foi eleita presidente na primeira eleição direta de conselheiros do CONRE-3, desde 1997. Ocupou o cargo de 2011 a 2013. Voltou à presidência em 2015 e foi reeleita em 2016. Durante 2018 ocupou a vice-presidência e, em 2019, a tesouraria. Em 2020 foi reeleita para a presidência. A atuação é baseada fortemente nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da carreira, por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil. Reeleita presidente em 2021 para manutenção da mesma diretoria de 2021 que, devido à pandemia, teve uma atuação bastante prejudicada.

Contato: dsfontes@conre3.org.br

Linked-In: https://www.linkedin.com/in/dsfontes

Facebook: https://www.facebook.com/dsfontes

Instagram: https://www.instagram.com/dsfontes/

Twitter: dsfontes

 

ines

Ines Nobuko Nishimoto

Estatístico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui mestrado  e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. É Estatístico do Hospital AC Camargo – Fundação Antônio Prudente. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioestatística e Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, fatores de risco, câncer de cabeça e pescoço, uadt cancer e fator prognóstico.

Atuação no CONRE-3

Ministra palestras para divulgação da importância da estatística na área médica e participa de cerimônias de colação de grau em diversas universidades dentro da jurisdição do CONRE-3. Em 2020 assumiu a tesouraria. Foi eleita pela primeira vez em 2013, como Conselheira Efetiva (gestão 2014-2016) e reeleita como Efetiva para as gestões de 2017-2019 e 2020-2022.

Contato: ines@conre3.org.br  

 

mariotarumoto2

Mário Hissamitsu Tarumoto

Estatístico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui mestrado em Estatística e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor e  Coordenador de Certificação e Gestão Acadêmica do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD/Unesp). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados e Métodos Computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, modelos de regressão, modelos de riscos competitivos, modelos de riscos de crédito, avaliação educacional e modelos de markov aplicados em dados de poluição ambiental. 

Atuação no CONRE-3

Divulgação e fortalecimento de Empresas Juniores da área de Estatística. Ministra palestras e auxilia os alunos entenderem como funciona burocraticamente e na prática uma Empresa Jr e as responsabilidades que surgem com o empreendimento. Colabora com o CONRE-3 desde sua primeira eleição após o período sob administração do CONFE. Foi eleito Efetivo para as gestões de 2011-2013, 2014-2016, 2017-2019 e 2020-2022.

Contato: mtarumoto@conre3.org.br  

 

Efetivo de 2021

 

foto_dri1-1

Adriana Maria Marques da Silva

Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Mestra em Ciências: Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Passou por empresas como Oracle e Editora Abril, onde foi gerente analítica. Atualmente dirige a ASN.Rocks. Sempre atuou com em análise de dados utilizando a estatística para as soluções de problemas. É docente nas turmas de pós-graduação dos cursos “Análise de Dados e Data Mining” e “Análise de Big Data”, na FIA, nas disciplinas de Regressão Linear, Logística e Árvore de Decisão, Social Network Analysis, além de aulas aplicadas em R, SPSS e SAS.

Atuação no CONRE-3

Tem forte atuação na área de divulgação, assumindo a coordenação e hosting diversos encontros, workshops e eventos diversos na área de estatística e ciência de dados. Criou a DESCONFERÊNCIA, evento que visa abordar dois ou mais temas entre grupos para aprofundamento dos temas escolhidos. Foi eleita pela primeira vez para a gestão de 2016-2018 e depois para o período de 2019-2021. Em 2019 assumiu a presidência em substituição a Júlio Trecenti, que assumiu um cargo de conselheiro no CONFE.

Contatoadriana.silva@conre3.org.br

Linked-In: https://www.linkedin.com/in/adrianamms

Twitter: @adriana_mmsilva  

 

Fernanda Cardoso Rosa Gonçalves

Graduada em Matemática com Informática (FSA) e em Estatística (Unicapital). É especialista em Estatística para Marketing (FGV), Gestão de Marketing de Serviços (FAAP) e Gestão de Pequenos Negócios (FGV). Possui também um MBA in Business Analytics-Big Data (FGV). Atuou no Sebrae-SP, maior organização brasileira de serviços de apoio, consultoria e educação em gestão de negócios, na área de Inteligência de Mercado, especificamente atividades de CRM e bases de dados. Tem experiência em atividades relacionadas com banco de dados nas áreas de saúde pública, seguros, previdência privada, cartões de crédito, pesquisas e costumer relationship management (CRM). Atualmente é Especialista em Banco de Dados na MAN Latim América.

Atuação no CONRE-3

Foi eleita em 2017 Conselheira Suplente através de eleição dos estatísticos cadastrados no CONRE-3. Sempre apoiando o grupo nas campanhas de fortalecimento da profissão, sua atuação é baseada fortemente nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da carreira, por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil. Participa das seguintes comissões: CEA – Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento e CCT – Comissão de Comunicação e Tecnologia. Reeleita Conselheira Efetiva para a gestão de 2020-2022.

Contato: fernanda_crosa@conre3.org.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6238985577950770

Linked-In: https://www.linkedin.com/in/fernanda-rosa-0b3a7514?trk=nav_responsive_tab_profile

Facebook: https://www.facebook.com/fernanda.cardosorosagoncalves  

 

 

CONSELHEIROS SUPLENTES

 

Efetivo de 2021 a 2023

 

Regina Albanese Pose

Estatístico pela Unicapital. Licenciada em Matemática pela Fundação Santo André. Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Faculdade São Marcos. Especialista e Mestre em Ciências da Saúde pela FMUSP, Poluição do Ar e Saúde Humana. Doutoranda em Administração pela USCS (Inovação). Estagiou no Núcleo de Avaliação da Secretaria de Educação de São Paulo, atuou como professora da Educação Básica e como psicopedagoga institucional (voluntária) em escolas da Rede Pública Estadual. Trabalhou com Pesquisa/Projetos em Cursos Superiores; e como Cientista de dados/Analista de Projetos/Coordenador de Projetos em educação e saúde (avaliações de conhecimento e/ou surveys) pela FMUSP.  Atualmente, é psicopedagoga clínica, professora concursada titular e gestora do curso de graduação em Estatística e Ciência de Dados na USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

Atuação no CONRE-3

A atuação está focada em elaboração de jogos e atividades que divulguem a Estatística, sua importância nas diversas áreas do conhecimento, a fim de fortalecer, valorizar e divulgar a carreira da estatística em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil. Tem exercido cargo de Conselheira Suplente desde 2016.

Contato: albanese@conre3.org.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/regina-albanese-2300b4110/

Facebook: https://www.facebook.com/albanesere 

 

Andrew da Costa 

Estatístico pela Unicamp. Atua no setor de novos produtos na União Química Farmacêutica Nacional. Seu trabalho está ligado ao desenvolvimento de métodos analíticos que garantam a confiabilidade das análises de controle de qualidade. Também auxilia no setor farmacotécnico, passando pelo conhecimento de todo o processo produtivo antes e durante a produção de um medicamento. É professor de Estatística da pós-graduação no Instituto Racine, que oferece programas educacionais a profissionais da indústria farmacêutica.

Atuação no CONRE-3

Acredita na importância da divulgação e valorização da profissão, bem como na defesa dos interesses dos profissionais. Para ele, a Estatística é uma ciência que não se fecha em si própria, pois oferece liberdade de escolha e permite encontrar as joias dos dados em múltiplas possibilidades. Foi eleito pela primeira vez como Conselheiro Suplente em 2020, para a gestão 2021-2023.

Contato: andrew@conre3.org.br 

 

Antonio Carlos Fonseca Pontes

Bacharel em Estatística pela Unicamp, Mestre e Doutor em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo- USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, Testes não paramétricos, Educação Estatística e Métodos Mistos de Pesquisa. Atuou como docente em disciplinas das áreas de Estatística em diversos cursos na Universidade Federal do Acre – UFAC de março de 1980 a novembro de 2018, quando se aposentou. Na área administrativa foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, Chefe do Departamento de Matemática e Estatística e Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas também da UFAC. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFAC até 2018 e membro ad-hoc da CONEP de agosto de 2013 a maio de 2016. Foi também Coordenador Institucional do PIBID-UFAC de 2010 a 2013 e Coordenador da Área de Matemática do PIBID-UFAC de 2014 a 2015. Atualmente é revisor de trabalhos acadêmicos de diversas instituições, além de buscar aprimorar seus estudos em aplicações da Estatística em Políticas Públicas. Aprovado no concurso para professor substituto em Estatística na UFSCAR-Sorocaba no início de 2020, não teve a efetivação de sua contratação devido à pandemia. Mora atualmente em Sorocaba-SP e pretende montar um escritório de consultoria em pesquisa com o uso de métodos mistos.

Atuação no CONRE-3

Integrante da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento, pretende atuar na divulgação da importância da Estatística à sociedade, bem como em programas que fortaleçam a preparação do Estatístico para os desafios do mercado de trabalho. Foi eleito pela primeira vez como Conselheiro Suplente em 2020 para a gestão 2021-2023.

Contato: acfpontes@conre3.org.br

 

Efetivo de 2021 a 2022

 

Paulo Cesar Ferreira Lima

É bacharel em Estatística e especialista em Educação Matemática. Atualmente é professor e coordenador do curso de Estatística da Universidade Brasil (antiga Unicapital).  Possui experiência em Análise de Sobrevivência, Dados Categorizados, Orientação de trabalho de curso e Coordenação de Estágios

Atuação no CONRE-3

Tem atuado fortemente nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da carreira a pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil que procuram a primeira ou segunda graduação em Estatística. Busca ampliar a divulgação da nossa carreira de forma lúdica para alunos do Ensino Médio, sobretudo na Zona Leste de São Paulo, a fim de atrair os alunos para o Bacharelado em Estatística da Unicapital. Foi eleito Conselheiro Suplente para as gestões de 2018-2020 e 2021-2023.

Contatopaulo.lima@conre3.org.br / cesarlimapf@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3554103934507489

 

Fábio Hideto Oki

Doutorando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2015) e Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Estatístico do Laboratório de Epidemiologia e Estatística no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). É consultor ad hoc em trabalhos científicos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística (com ênfase em Análise de Sobrevivência e Modelos de Regressão), Qualidade de vida, Análise Multivariada e Análise para amostragem complexa.  

Atuação no CONRE-3

Tem atuado nas campanhas de fortalecimento da nossa profissão, sempre com sugestões de temas e tipos de eventos para os estatísticos. Foi eleito pela primeira vez como Conselheiro Suplente em 2019, para a gestão 2020-2022.

Contato: fabiohoki@conre3.org.br

 

Efetivo de 2021

 

Nara-294x300

Nara Regina Spall Martins

Bacharel em Estatística pela UFRGS. MBA em Marketing pela ESPM. Com 17 anos de experiência, desenvolveu a carreira nas empresas MWM International Motores Diesel, Banco Real e Banco Itaú Unibanco. Hoje atua como consultora implantando metodologias para a redução de custos, tempo, otimização de processos e qualidade em empresas de diversos segmentos. Atua em desenvolvimento em Análise de Big Data, Seis Sigma/Black Belt, Qualidade, Inteligência Competitiva, Capacitação em Gestão e Auditoria baseada em Riscos, Auditorias ISO 9000 e ISO TS 16949, VDA 6.3 – Auditoria de Processos, Processo de Aprovação de Peça para a Produção (PPAP), Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP), Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA), Metodologia da Análise e Solução de Problemas (MASP), Confiabilidade de Sistemas do Produto, Análise de Sobrevivência, , Auto-regulamentação bancária, Controles Internos  e Compliance, Performance e Carteira dos Modelos de crédito.

Atuação no CONRE-3

Tem atuado nas campanhas de fortalecimento da nossa profissão, sempre com sugestões de temas e tipos de eventos para os estatísticos. Foi eleita pela primeira vez como Conselheira Suplente em 2015, para a gestão 2016-2018, sendo eleita em 2019 para assumir o cargo de Conselheira Efetiva, gestão 2020-2022.

Contatonaraspall@conre3.org.br / naraspall@seiestatistica.com.br

Sitewww.seiestatistica.com.br

Facebookhttps://www.facebook.com/seiestatistica/  

 

foto_Marcus

Marcus Araújo

Bacharel em Estatística pela UFRN (1993). Suas áreas de expertise são Estatística Aplicada a Negócios, Teoria das Probabilidades, Pesquisa de Mercado e Análise Multivariada. Presidente Fundador da Datastore Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Especialista em demanda e comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Como palestrante vem divulgando a importância da estatística e compartilhando seu acervo de dados com 200 mil entrevistas de campo sobre demanda imobiliária no evento “Road Show – O Novo Perfil do Consumidor”. Atualmente, ministra conteúdos de dados estatísticos em várias entidades e eventos de peso da área imobiliária, além de em várias matérias em jornais, sites, revistas e televisão.

Atuação no CONRE-3

Busca valorização da nossa carreira dentro do segmento imobiliário, onde tem forte atuação. Foi eleito Conselheiro Suplente em 2018, para a gestão 2019-2021.

Contatoaraujo@datastore.com.br

Site: www.datastore.com.br

Instagram: marcusarauj0

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcus-araujo-m1/    

 

 

Quem já foi nosso conselheiro?

 

Muitos estatísticos talentosos fizeram parte do grupo de conselheiros que administram o CONRE-3. Apesar de seus compromissos pessoais e profissionais, são estatísticos que doaram um pouco de seu tempo com ideias, comentários, críticas construtivas e, sobretudo, com o imprescindível apoio às atividades deste conselho. A todos que passaram pelo CONRE-3 ficam o nosso eterno agradecimento e, claro, as nossas portas sempre abertas para vocês.

Duas menções importantes e agradecimentos especiais devem ser feitos: Karina Pretto e Marcos Antonio Vincenzi. Ambos aceitaram o desafio de coordenar o CONRE-3 de 2004 a 2010 com a Doris Fontes, enquanto essa regional esteve sob administração do CONFE.

 

Coordenadores de 2004 a 2010 e Conselheiros Efetivos de 2011 a 2013

 

Karina Pretto

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e é Mestre em Estatística pelo Insituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo – IME/USP (2007) e Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP (2014) onde concentrou seus foco acadêmicos na linha de pesquisa de Gestão de Operações e Competitividade. Profissionalmente, atuou no setor financeiro em modelagem em marketing, segmentação de mercado e definições de estratégias de vendas. Posteriormente, ainda no mercado financeiro, atuou em projetos relacionados a mensuração de risco de crédito para carteiras de grandes empresas visando a adequação aos padrões regulatórios exigidos pelo Acordo de Basiléia. Mais recentemente, ainda dentro da área de riscos, tem atuado na área de validação de modelos em um instituição financeira fora do país.

Teve papel fundamental na estruturação e modernização do CONRE-3 participando da equipe de COORDENAÇÃO GERAL, designado pelo CONFE, a partir de Janeiro de 2004. A Coordenação Geral era uma equipe formada por três voluntários: Doris Fontes, Marcos Vincenzi e Karina Pretto. Eleita conselheira na primeira eleição realizada pelo CONRE-3 desde 1997, Karina foi escolhida pelos conselheiros eleitos como Vice-Presidente para a gestão de 2011. Foi Conselheira Efetiva de 2011-2013.

 

Marcos Antonio Vincenzi

Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: dados categorizados, imputação, classificação, curvas de referência e análise de regressão. Atuou ainda como profissional de Risco de Crédito do segmento Varejo em bancos multinacionais no Brasil. Interesse em aplicar o conhecimento analítico (tratamento e análise de bancos de dados, técnicas estatísticas) para melhorar o resultado do cliente.

Teve papel fundamental na estruturação e modernização do CONRE-3 participando da equipe de COORDENAÇÃO GERAL, designado pelo CONFE, a partir de Janeiro de 2004. A Coordenação Geral era uma equipe formada por três voluntários: Doris Fontes, Marcos Vincenzi e Karina Pretto. Eleito conselheiro na primeira eleição realizada pelo CONRE-3 desde 1997. Foi Conselheiro Efetivo de 2011-2013.

 

Conselheiros Efetivos e Suplentes – A partir de 2011

 

Marcelo Ventura Freire

Bacharel em Estatística pela ENCE/IBGE, mestre em Estatística (IMECC/UNICAMP) e doutor em Estatística (IME/USP). É professor de Estatística no curso de Bacharelado em Marketing da EACH/USP. Também atua como pesquisador colaborador no desenvolvimento do sistema avaliação do bacharelado em Medicina da FMUSP. No CONRE-3 teve importante participação ao compartilhar seu bom humor e conhecimento por meio de entrevistas e valiosos conselhos aos futuros profissionais. Sua história foi contada em uma homenagem especial durante a semana que lembrou o Dia do Estatístico. Também auxiliou no suporte às atividades de organização; ajudou na criação de eventos, divulgação e fortalecimento das ações do CONRE-3 e da nossa profissão. Foi Conselheiro Efetivo nas gestões de 2015-2017 e 2018-2020.

 

Marcos Antônio Coque Junior

Bacharel em Estatística, Mestre em Estatística e Doutor em Engenharia, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mais de 15 anos de experiência em coordenação, desenvolvimento e validação de modelos quantitativos e analytics para auxílio na tomada de decisão em empresas de diversos ramos de atuação. Atuou como consultor, no desenvolvimento de projetos de consultoria e treinamentos em empresas da área de mineração, petrolífera, automotiva e financeira. Atualmente é Cientista de Dados (Data Scientist) atuando no desenvolvimento de modelos estatísticos e algoritmos de machine learning.  Foi conselheiro de 2014 a 2020, sempre atuando em campanhas de divulgação da carreira através de palestras e por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para profissionais e estudantes da área.

 

Ângela Tavares Paes

Estatística com bacharelado, mestrado e doutorado pelo IME-USP. Atua na área de Bioestatística desde 1996, prestando consultoria/assessoria estatística em trabalhos científicos e ministrando cursos para médicos e profissionais da saúde. Passou por instituições como Instituto Dante Pazzanese e Hospital Israelita Albert Einstein. Desde 2004 trabalha na Unifesp, onde auxilia pesquisadores e é responsável pelo curso de Análise Estatística oferecido a alunos de pós-graduação de diversas áreas. Em 2016, ingressou como professora assistente no curso de graduação de Medicina da Faculdade Israelita Albert Einstein. Nos últimos anos dedica-se à área de Educação Estatística e metodologias ativas de ensino. Por vários anos ministrou oficinas de Estatística para professores do ensino fundamental e médio, fez parte da Comissão de Divulgação e Educação Estatística da ABE e da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento do CONRE-3. Sua importante atuação auxiliou na qualidade dos eventos e promoveu a valorização e importância da profissão principalmente na área da saúde. Atuou como Conselheira Efetiva nas gestões de 2015-2017 e 2019-2020.

 

zito

Alessandro Zito Gomes

Estatístico, especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua em Modelagem Estatística com dados estruturados e não estruturados, nas áreas de Inteligência de Negócios, Pesquisa de Mercado (Quali e Quanti), BI, MIS, Crédito e Risco, Auditoria, processos de melhoria contínua e inovação e desenvolvimento de novos produtos. É responsável por projetos e análises que impactam diretamente as decisões e planejamento estratégico no negócio, utilizando tecnologia e inovação. Possui experiência no entendimento de mercado para prospecção de novos nichos, pontos de venda, desenvolvimento e aproveitamento de força de vendas, com objetivo de aumento de receita, redução de custo e otimizações com base em modelos estatísticos. Atualmente trabalha na Serasa Experian com projetos analytics com desenvolvimento soluções na área de dados não estruturados em Big Data, com produtos na área da saúde, voz entre outros. Foi Conselheiro Suplente de 2015-2017 e 2017-2019.

 

foto-julio-trecenti

Julio Adolfo Zucon Trecenti

Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME/USP.  Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) e sócio da Terranova Consultoria – inteligência jurídica e analytics. Sócio da Curso R Treinamentos e Consultoria, onde coordena e ministra diversos cursos sobre R e ciência de dados. Trabalha com web scraping, consolidação de dados, visualização e modelagem, construindo modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Sua atuação no CONRE-3 começou como Suplente em 2015; foi eleito Efetivo para as gestões de 2016-2018 e 2019-2021. Foi Presidente do CONRE-3 em 2019, ano em que pediu exoneração do cargo no CONRE-3 para assumir o cargo de Conselheiro Efetivo do CONFE. É tão nerd que convence todos os seus amigos a mexerem no R e fazerem estatística.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jtrecenti

 

Newton Nogueira – in memorian

Fez Engenharia Civil (UFPR) até 4º Ano; formado em Ciências Sociais (UFPR) e Direito (FEO); tinha especialização em Planejamento Urbano (IBAM), Administração Pública (Fundap).

Exerceu atividades no Magistério na área de Matemática (Rede Estadual do Ensino PR), Estatística (UFPR), Administração de Recursos Humanos e Sociologia Aplicada  Administração (USP) e ICMS (Escola Fazendária do Estado de São Paulo).

Como Estatístico (registrado no CONRE provisionado pela Lei N.4739/65), atuou na área de Planos Diretores de Apucarana, Ponta Grossa, Paranaguá, Maringá  e Curitiba (IPUC), Plano Estadual de Educação do Estado do Paraná junto com ONU e Unesco, Pesquisas Científicas relacionadas com várias áreas, principalmente médica, Planejamento e pesquisa de diversas áreas de mestrado e doutorado.

O Newton Nogueira, como também era formado em direito, ajudou, voluntariamente, o CONRE-3 a entender e consolidar as leis da nossa profissão e as diversas resoluções editadas pelo CONFE. Atuou como Conselheiro Suplente de 2011-2013, 2016 e reeleito para a gestão de 2017-2019. Infelizmente, Newton faleceu em 01/08/2018. Deixamos aqui nossos agradecimentos a ele.

 

Edmar Alvarenga

Estatístico graduado pela Unicamp em 1985, professor universitário desde 1986, foi conselheiro do CONRE3 desde 2011. Participou ativamente na mudança da nossa sede para R. Itapeva, e constantemente na fiscalização do exercício profissional e no trabalho de conquistar para o CONRE3 a importância que SP/PR/MT/MS têm dentro do cenário nacional.  Participou das reuniões fazendo sugestões, e dos eventos realizados pelo CONRE-3. Foi Conselheiro Efetivo entre 2011-2013 e 2015-2018.

 

Paula Regina Bonifácio dos Santos

Formada em Estatística – UNESP Presidente Prudente (1996);

– Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Pesquisa e Informação no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (1998 a 2007);

– Estatístico do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos;
– Bioestatística, Cálculos Trabalhistas e Perícias ;
– Uma das fundadoras da Cooperest – Cooperativa Paulista de Trabalhos Estatísticos;
Tornou-se conselheira do CONRE-3 em 2013, esteve em algumas Universidades disseminando nossa profissão e entregando prêmios aos melhores alunos; contribuiu bastante para melhorias continuas da profissão. Foi Conselheira Efetiva de 2013-2015 e Suplente de 2016-2018.

 

Mariana Carballo

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área Financeira, em Bioestatística e Pesquisa Clínica.

Foi responsável pela validação de modelos no HSBC, prestava serviços de assessorias metodológica e cálculo de tamanho de amostra para a área de saúde, administração e demais áreas técnicas do conhecimento. É responsável técnica pelas pesquisas de mercado e planejamento amostral da Praxin, em São Paulo, prestando consultaria online. 

Nos últimos seis anos, mudou-se para Londres e continua trabalhando na área de validação de modelos de crédito onde o principal foco são os modelos regulatórios. Em Londres, trabalhou no Santander e Virgin Money. Atualmente faz parte do time de validação de modelos no Close Brothers.

No CONRE-3 atuou diretamente na administração, dando suporte às atividades de organização; ajudou na criação de eventos, divulgação e fortalecimento das ações do CONRE-3 e da nossa profissão. Foi Conselheira Efetiva de 2012-2014.

 

Marcelo Pires Fernandes

Estatístico formado em 1999 na Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Engenharia Econômica na FAE Business School (2000 – Curitiba), Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia na ESPM Business School (2005 – São Paulo) e Mestrado em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008 – São Paulo).

Tem mais de 20 anos de experiência de mercado em modelagem estatística para crédito, cobrança, fraude, marketing em empresas como HSBC, Orbitall, Santander, Redecard, Itaú e SAS, além de muita experiência em aplicações analíticas em segmentos diversos como Energia Elétrica, Óleo e Gás, Comunicações, Varejo, Manufatura e Governo.

Tem uma empresa de consultoria e treinamento em Analytics e muito entusiasmo e paixão em trabalhar com Estatística. É forte usuário de SAS, IBM Statistics (SPSS), R, Tableau e Dell Statistica.

Ajudou o CONRE-3 a fortalecer nossa classe profissional e ajudar a formar gerações de estatísticos aderentes às exigências cada vez maiores do mercado de trabalho, buscando sempre privilegiar não apenas a formação estatística, mas, sobretudo, a formação como pensador e estrategista, capaz de dialogar com fluência com todos os níveis de uma organização. Exerceu o cargo de Conselheiro Suplente de 2016-2018.

 

Marcos Henrique de Carvalho

Estatístico pela Unesp, turma de 2003, mestrado em Engenharia de Petróleo em 2012 e doutorando. Trabalhou em consultorias e projetos de P&D e setor bancário. Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em análise de risco, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de confiabilidade, sobrevivência e modelos de regressão. Exerceu o cargo de Conselheiro Suplente de 2013-2014, foi Efetivo em 2015 e reeleito Suplente em 2016.

 

Tatiana Venticinco de Almeida

Estatística formada pela UNESP (2005) com Pós Graduação em Gestão de Projetos pela Anhembi Morumbi. Trabalhou em diversas áreas: bancos, indústria e em uma empresa de prevenção à fraudes.

Ama a profissão e acredita no trabalho do CONRE de consolidar a Estatística tanto na academia quanto no mercado de trabalho.

Atuou como Conselheira Efetiva de 2013-2015 e como Suplente de 2015-2017. Já atuou CONRE-3 como tesoureira.

 

angel

Angela Achcar

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Bioestatística/Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Como profissional da estatística, atuou como conselheira do CONRE-3, principalmente, na divulgação da importância da área aos estudantes do Bacharelado em Estatística de São Carlos e representando o CONRE-3 em Colação de Grau dos novos estatísticos. Por trás desse lado extremamente técnico, Angela é também professora e possui um grupo de Dança do Ventre em São Carlos, interior de SP. Em 2017, ao lado de sua equipe, participou do Mercado Persa, o maior festival de dança árabe do mundo, realizado em São Paulo. A apresentação aconteceu na categoria de danças árabes modernas. “O festival serviu para me desafiar e me motivar, fiquei feliz com a apresentação do meu grupo e todos se divertiram muito. Fico emocionada quando vejo que estou conseguindo passar a paixão que sinto pela dança árabe. Todos voltaram inspirados, animados e querendo voltar melhores no próximo ano”, relatou em seu blog. Foi Conselheira Efetiva de 2015-2017.

 

Bruno Bittencourt

Estatístico formado pela Unicamp, possui também um MBA pela FGV. Já foi Consultor de Planejamento Comercial na NET, pesquisador do IPT e tem expertise na área de telecom, tendo atuado na Telefônica por muitos anos.

No CONRE-3 participou ativamente das reuniões, oferecendo sua ajuda na elaboração de projetos, divulgação das nossas atividades de valorização da profissão de estatístico. Profissional orientado a resultados, com experiência em planejamento estratégico, pesquisa e inteligência de mercado. Fortes habilidades para resolver problemas. Comunicador eficiente e com capacidade comprovada para construir relacionamentos sustentáveis e de longo prazo com clientes internos e externos, estabelecendo alto nível de confiança. Foi Conselheiro Efetivo de 2012-2014.

Além da estatística, Bruno é apaixonado por dança e atualmente é DJ também.

 

José de Oliveira Siqueira

Docente do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (2017-). Docente e Orientador Pleno do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (2010-). Docente e Orientador do Programa de Mestrado em Bioestatística do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá (2015-). Ex-docente e Orientador Pleno da Área de Métodos Quantitativos do Departamento de Administração da FEA-USP (1990-2010). Ex-docente e Orientador Pleno do Programa de Pós-graduação em Economia da FEA-USP (2001-2009). Dois pós-doutorados pelo Departamento de Matemática do Courant Institute of Mathematical Sciences (CIMS) da New York University (NYU) (2000/2001 e 2007: Supervisor: Marco Avellaneda) ambos com bolsa de pesquisa no exterior da FAPESP. 

Estatístico e Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (1989). Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1995). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1999). Avaliador ad hoc FAPESP e CAPES na área de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, Coordenador do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP (2018-2020).

Como conselheiro do CONRE-3, teve importante atuação no fortalecimento da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento, além de contribuir para melhorias da administração. Exerceu cargo de Conselheiro Efetivo de 2013-2015, eleito Presidente do CONRE-3 em 2014. Foi também conselheiro do CONFE. 

 

Luiz Fernando Molinari Zerbinatti

Estatístico formado pela Unicamp, possui um MBA pela FGV e mestrado em estatística pela USP. Tem uma carreira com muitas experiências diferentes, desde ser um analista no IPT, passando pelo ITAÚ, Telefônica, Webmotors e, atualmente, VR Benefits onde exerce o cargo de Advanced Analytics.

No CONRE-3 teve uma atuação importante, sobretudo na planejamento e elaboração dos primeiros esboços para o nosso website. Entusiasmado e muito generoso, sempre presente nas discussões e tomadas de decisão do conselho. Foi Conselheiro Efetivo na primeira gestão após 1997: de 2011 a 2013.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/zerbinatti/

 

Fernando Henrique Rosa

Estatístico pela USP, atuou em diferentes segmentos construindo uma sólida carreira de cientista de dados. Fez estágio no InCOR (HCFMUSP), foi consultor estatístico na Kroll, atuou como estatístico na Fundação Sabesp, Analista de Risco (Basileia II) no Itaú, especialista em risco de crédito no HSBC, estatístico na Kraft Foods e gerente regional da British American Tobacco. É um cientista de dados com vasta experiência em montar times que trabalham com modelagem estatística em diferentes ramos do mercado. Tem grande interesse por modelagem de risco e técnicas de datamining.

Como conselheiro do CONRE-3, teve importante atuação nas tomadas de decisão para criar e formatar novos projetos para o conselho, além de trazer avanços tecnológicos para melhorar a nossa administração. Também atuou próximo ao CONFE e os outros CONREs. Foi Conselheiro Efetivo na primeira gestão após 1997: de 2011 a 2013.

 

Alexandro Vieira Lopes

Estatístico formado pela UNESP (2008), atuou na Kasinski como Estatístico em 2009. Foi contratado como estatístico pelo COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) em 2010, onde atua até o momento.

No CONRE-3, participou das reuniões para elaboração de projetos institucionais, ajudou no fortalecimento e divulgação da área de estatística. Gestão como Conselheiro Suplente de 2011 a 2013.

Contatos:

 

Rosana Curilov

Formada em Estatística pela Unicapital, Rosana tem uma sólida carreira na CETESB desde 1992.

No CONRE-3 atuou no fortalecimento e divulgação da carreira, além de dar suporte à parte contábil através de seu expertise. Gestão como Conselheira Efetiva em 2011.

 

Irismar Antunes de Oliveira

Formada pela UNESP-PP (1997), fez um curso de aperfeiçoamento em Estatística / Modelagem de séries temporais financeiras na USP. Fez a sua carreira no Bradesco na área de Modelagem de Crédito.

No CONRE-3 atuou como Conselheira Suplente (2011-2013), ajudando nos projetos administrativos e de divulgação da nossa profissão.