XI ENCONTRO ESTATÍSTICO DO CONRE-3
13.JUNHO.2015 – SÁBADO – DAS 09h00 ÀS 14h30
EVENTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DA PROFISSÃO DE ESTATÍSTICO NO BRASIL
PAULISTA WALL STREET SUITES – RUA ITAPEVA 636 – SÃO PAULO – SP – PRÓXIMO AO MASP – ESTAÇÃO TRIANON DO METRÔ
A ESTATÍSTICA E A TECNOLOGIA
PROGRAMAÇÃO
08h00 – 09h00 – RECEPÇÃO, CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAIS
09h00 – 09h30 – ABERTURA DO XI ENCONTRO ESTATÍSTICO DO CONRE-3 – COMEMORANDO OS 50 ANOS DE PROFISSÃO DE ESTATÍSTICO NO BRASIL
09h30 – 10h30 – Workshop: Valorizando os dados com o uso de visual analytics
Clayton Souza, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios; Fundador da Startup BDA Solutions | Big Data & Analytics, uma empresa representante da Dell Software e da TIBCO no Brasil e América Latina; Trabalhou no Brasil e América Latina durante 20 anos em grandes empresas no segmento de Information Management nas áreas de Negócios, Marketing e Tecnologia, Océ (Canon Group), Xerox e Atos Origin
Sergio Nascimento, Especialização em Sistemas de Informação pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalha mais de 25 anos com TI em grandes empresas, como: Software AG, DU (Telecom Dubai), Santander, Claro, Vivo, CSN etc. Nos últimos anos vem trabalhando na consultoria de projetos em diversas áreas – BI, ECM, BPM e SOA com grandes fabricantes de software, TIBCO, webMethods, ARIS e Opentext.
RESUMO: Em 2015, a taxa anual global de produção de dados deve chegar a 5,6 zettabytes, o dobro da taxa de crescimento em 2012, segundo a IDC, contudo os dados que estão sendo criados por pessoas, máquinas, dispositivos habilitados para web e outras fontes, não fornecem aos tomadores de decisões, informações valiosas sobre o negócio. Para tomar decisões, a empresa precisa ser capaz de acessar e interpretar os dados em tempo real. Para identificar novas oportunidades de negócios e ser competitiva, empresa necessita ter capacidade de acesso, avaliação, compreensão e ação sobre os dados mais rapidamente e mais eficazmente do que nunca, sem a necessidade de depender da área de T.I. Ferramentas de Data Discovery e Visual Analytics oferecem novas abordagens para melhorar drasticamente a sua capacidade de captar informações escondidas em seus dados. O workshop permitirá demonstrar na prática a interatividade e benefícios da plataforma TIBCO Spotfire, integração com R e a curva de implantação num ambiente de produção.
10h30 – 10h45 – Homenagem do CONRE-3 ao Estatístico, Pesquisador e Professor CARLOS ALBERTO DE BRAGANÇA PEREIRA
10h45 – 11h45 – Palestra: Afirmações de Confiança sobre a ordem das medianas
Prof. Dr. Carlos Alberto de Bragança Pereira – Graduado em Estatística pela ENCE (1968), mestre em Estatística pela USP (1971) e o doutor em Estatística pela Florida State University (1980). Obteve a livre docência em 1984; aprovado como Adjunto em 1988 e é professor titular da USP desde 1990. Tem experiência nas áreas de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Fundamentos da Estatística, atuando principalmente em aplicações médicas, biológicas e financeiras. Seus temas preferidos são Predição Bayesiana, Testes de Hipótese e Bioinformática. Atua como consultor ad hoc do CNPq, CAPES e FAPESP.
RESUMO: Preliminares – Comparar duas ou mais amostras em relação a valores de um parâmetro em suas respectivas populações é um problema conhecido da estatística clássica. Usamos o conceito de experimentos sobre lançamentos de moedas para introduzir uma metodologia simples e eficiente. A ferramenta matemática usada neste trabalho é a distribuição binomial com probabilidade de sucesso ½. Resultados – O objetivo é calcular a seguinte afirmação com alta confiança “a mediana da primeira (segunda) população é menor do que a da segunda (primeira)”. Analisando dois bancos de dados, chegamos a conclusão que o método de afirmações com confiança é uma ferramenta robusta que pode ajudar na tomada de decisões sobre a escolha de variáveis que diferenciam as populações. Conclusões – O método das afirmações de confiança sobre a ordem de medianas é de fato uma ferramenta para os “primeiros-socorros” da análise de dados; produz informações úteis quando se compara duas ou mais populações por suas medianas. Esta metodologia é baseada apenas em distribuições exatas não exigindo nenhuma consideração assintótica.
11h45 – 12h30 – Coffeebreak
12h30 – 14h30 – Workshop: Como Estatística, Analytics, Big Data e Otimização podem alavancar resultados de negócio?
Marcelo Fernandes, Msc Estatístico (Universidade Federal do Paraná), pós-graduado em Engenharia Econômica (FAE Business School), pós-graduado em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia (ESPM Business School) e Mestre em Administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), com mais de 16 anos de experiência no uso de Analytics e Métodos Quantitativos e com carreira desenvolvida em áreas analíticas de grandes empresas como HSBC, Orbitall, Redecard, Santander, SPSS, Itaú-Unibanco e SAS.
RESUMO: A oferta cada vez maior de produtos e serviços tem gerado um aumento significativo do nível de competitividade das empresas, gerando a necessidade de buscar novas vantagens competitivas, assim como aumento de eficiência operacional e geração de estratégias para reduzir perdas e custos e capitalizar receitas. Aliado a tudo isso, o volume e diversidade de dados tem aumentado vertiginosamente nas últimas décadas, fazendo com que as empresas busquem formas otimizadas de armazenar e analisar montanhas cada vez mais significativas de dados e transformá-los em conhecimento para tomada de decisão. Nesse contexto, o uso de metodologia científica associada a técnicas estatísticas e matemáticas de identificação de padrões, aliada ao poder crescente de processamento de informação, proporciona oportunidades sem tamanho de geração de resultado no ambiente corporativo. Essa palestra tem o objetivo de fornecer um panorama das principais aplicações de negócio que podem ser potencializadas por meio de métodos analíticas.
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