Estatística com toque feminino

marcia_cavallari_ibopeMarcia Cavallari Nunes – CEO Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria)É formada em Estatística pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Ciências Políticas com concentração em pesquisas de opinião pública pela Universidade de Connecticut (EUA). Márcia acumulou mais de 30 anos no Ibope, o mais conhecido instituto de pesquisas de opinião do país. Ocupou o cargo de CEO do Ibope Inteligência, a divisão da empresa voltada ao conhecimento do comportamento dos indivíduos e de suas relações familiares, sociais, políticas, de consumo e de utilização de serviços.

Ela foi a responsável, no instituto, pela amostra nacional para as eleições presidenciais de 1989, as primeiras ocorridas após o retorno da democracia. Esteve, segundo a Revista Forbes Brasil, entre as 14 mulheres mais influentes que se destacaram no país em 2015. Está entre as mulheres brasileiras mais poderosas em 2016.

Segundo a publicação, as 56 personalidades selecionadas, entre profissionais das áreas de tecnologia, finanças, varejo, consultoria, pesquisa, indústria e moda, traduzem o real significado do empoderamento feminino. A escolha levou em conta a atuação delas diante do momento turbulento que o País atravessa.

Marcia está registrada no CONRE-3 desde Fevereiro de 1982.

 

silvia ferrariSilvia Lopes de Paula FerrariProfessora da Universidade de São Paulo – Possui Bacharelado em Estatística, Mestrado e Doutorado em Estatística, todos pela Universidade de São Paulo – USP. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade de São Paulo e Editora Chefe do Brazilian Journal of Probability and Statistics.

Atualmente é responsável pela formação de 12 alunos de mestrado e 14 de doutorado. Em 2011 recebeu o Prêmio CAPES de Tese pela orientação do trabalho intitulado “Estatística gradiente e refinamento de métodos assintóticos no modelo de Birnbaum-Saunders” defendida por Artur J. Lemonte.

A atuação da Professora Silvia é referência na área. Possui quase 80 artigos publicados nas mais importantes revistas do setor. Dois deles merecem destaque: O primeiro, “A modified score test statistic having chi-squared distribution to order n^{-1}”, publicado na Biometrika, em 1991. O artigo é oriundo da tese de doutorado da docente e apresenta um melhoramento para o teste estatístico escore. O trabalho deu origem a diversas outras pesquisas sobre aperfeiçoamento desse teste em modelos de regressão. Apesar de ter sido publicado há 25 anos, é frequentemente citado até hoje. Outro trabalho de impacto é “Beta regression for modelling rates and proportions”, publicado no Journal of Applied Statistics, em 2004, que propõe um modelo de regressão simples e flexível para a modelagem estatística de taxas e proporções baseado na distribuição beta.  Possui mais de 300 citações na Web of Science e mais de 700 no Google Scholar.

Silvia está registrada no CONRE-3 desde Abril de 1984.

 

servletrecuperafotoElza Salvatori Berquó – Membro dos Conselhos Técnico Científico e Superior do Nepo/Unicamp – É bacharel em Matemática pela PUC Campinas, e PhD em Bioestatística pela Columbia University. Foi professora catedrática de Estatística Aplicada à Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública. Demógrafa, fundou, na década de 60, o Centro de Estudos de Dinâmica Populacional (Cedip), o primeiro do gênero no país, sendo responsável pela introdução do ensino formal de demografia. Depois dele, vieram as fundações do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em 1969, que viabilizou inúmeras pesquisas inovadoras em demografia e saúde; a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP); e, mais recentemente, o Nepo (Núcleo de Estudos Populacionais), que teve sua denominação alterada para Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”.

Ela formou a primeira geração de pesquisadores em demografia no Brasil. Este grupo, liderado pela professora Elza, iniciou a inovadora Pesquisa Nacional de Reprodução Humana, um levantamento de base domiciliar no município de São Paulo, que investigou os modos de produção e a sua influência no comportamento reprodutivo individual, além de inúmeras pesquisas inovadoras em demografia e saúde. Elza também foi a responsável pela formação da primeira geração de docentes nos cursos de Estatística da Universidade de São Paulo – USP.

Entre as pesquisas que coordenou, destacam-se: Estudo Multicêntrico da Morbi-Mortalidade Feminina no Brasil, Saúde Reprodutiva da Mulher Negra, Comportamento Sexual da População Brasileira e Percepções do HIV/Aids, Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS 2006) e Avaliação do Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher e Planejamento Familiar.

Elza se destaca pela incorporação de temáticas inovadoras na área de demografia e saúde pública, tais como: a introdução da concepção de gênero e da sexualidade em estudos de população; saúde reprodutiva da mulher negra no Brasil; a violência de gênero e raça presentes na sociedade brasileira; cenários da reprodução no Brasil; estudo do impacto da legislação brasileira sobre a esterilização voluntária de mulheres na idade reprodutiva. Participou do Comitê Assessor do Programa do Fundo de População das Nações Unidas para o Brasil; da Comissão Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e da Comissão Nacional de Morte Materna do Ministério da Saúde, Presidiu, ainda, a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento e participou das Comissões Consultivas dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, da Fundação IBGE. Possui inúmeras publicações, entre livros e artigos, nas áreas de saúde reprodutiva, gênero, sexualidade e juventude.

A Profa. Elza está registrada no CONRE-3 desde Março de 1969.

 

angelaAngela Tavares Paes – Professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Possui bacharelado (1994), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), com linha de pesquisa em Análise de Sobrevivência. Atua na área de Bioestatística desde 1996, prestando consultoria/assessoria estatística em trabalhos científicos e ministrando cursos para médicos e profissionais da saúde. Trabalhou no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, entre 1996 e 2003, e no Hospital Israelita Albert Einstein, entre 2007 e 2011. Desde 2004, atua no Setor de Estatística Aplicada, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É responsável pelo curso de Análise Estatística, oferecido semestralmente a alunos de diferentes programas de pós-graduação da Unifesp. É também professora no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE.

Nos últimos anos, tem trabalhado com Educação Estatística, ministrando oficinas de Estatística para professores do ensino fundamental e médio. Tem focado em Educação Estatística, tanto no ensino pré-universidade, quanto em cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde. Através das oficinas de estatística que ministra em eventos científicos como o SINAPE e reuniões do SBPC, teve a oportunidade de conhecer professores do ensino básico de várias partes do Brasil.

Está registrada no CONRE-3 desde junho de 2004 e ajudou como conselheira há alguns anos.

 

Adriana Maria Marques da Silva – Diretora da ASN.Rocks

Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Mestra em Ciências: Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Passou por empresas como Oracle e Editora Abril, onde foi gerente analítica. Atualmente, é diretora da ASN.Rocks, empresa com foco em ensino e consultoria (www.asn.rocks). De forma simples e divertida, ensina pessoas e empresas a analisar e tirar proveito de dados.

Adriana está registrada no CONRE-3 desde Junho de 2011. Foi eleita nossa conselheira em Dezembro de 2015. Para a gestão de 2019, foi eleita Vice-Presidente do CONRE-3. Tem forte atuação na área de divulgação, assumindo a coordenação e hosting diversos encontros, workshops e eventos diversos na área de estatística e ciência de dados. Criou a DESCONFERÊNCIA, evento que visa abordar dois ou mais temas entre grupos que estudam os temas escolhidos. Foi eleita pela primeira vez para a gestão de 2016-2018 e depois para o período de 2019-2021. Em 2019 assumiu a presidência em substituição a Júlio Trecenti, que assumiu um cargo de conselheiro no CONFE.

 

 

tatianaTatiana Venticinco – Product Manager – Estatístico formada pela UNESP (2005) com Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Anhembi Morumbi. Trabalhou em diversas áreas em bancos, indústria e agora em uma empresa de prevenção a fraudes. Ama a sua profissão e acredita no trabalho do CONRE-3 para consolidar a Estatística, tanto na academia quanto no mercado de trabalho. Está registrada no CONRE-3 desde agosto de 2006 e foi conselheira por vários anos.