72ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC – 2020
SBPC JOVEM E FAMÍLIA
TENDA DA ESTATÍSTICA
PRIMEIROS RESULTADOS
Nesse vídeo, uma compilação de alguns dos momentos da TENDA DA ESTATÍSTICA de vários eventos desde 2014 e os RESULTADOS das primeiras 245 medidas que recebemos até 08/10/2020. Veja como ficaram os gráficos com essas medidas, como podemos usá-los e como se comparam com as mais de 7.600 medidas que já temos.
Um participante perguntou: Quais fatores (variáveis) podem estar associados à distribuição dessa medida, se houver?
– As medidas das mãos, assim como outras características de uma pessoa, estão bastante associadas a fatores genéticos (familiares). Algumas medidas, como altura ou peso, podem sofrer influências culturais, alimentares, sócio-ambientais, mas normalmente o tamanho das mãos não sofre esse tipo de influência e está relacionado com a estrutura óssea da pessoa, assim como a correspondente musculatura.
Continuaremos recebendo as medidas das mãos dos que ainda quiserem participar, e os novos resultados estarão aqui nesta página.
TENDA DA ESTATÍSTICA – VAMOS MEDIR O PALMO DA MÃO DIREITA?
Oi, gente!!!
Já imaginou brincar com ESTATÍSTICA?!?!
Não vale responder que tem medo de matemática, ou que quer fugir dos números, nem que você não é bom nisso, combinado?
Essa é a OFICINA ESTATÍSTICA PARA TOD@S!
Esse ano, a nossa tradicional TENDA DA ESTATÍSTICA, da SBPC JOVEM E FAMÍLIA, será online com a atividade MEDIR O PALMO DA MÃO DIREITA no formato digital. Este convite é para você medir o palmo da sua mão e de seus convidados e nos enviar até DEZEMBRO/2020. Os primeiros resultados estão no vídeo acima.
Participem! Tenho certeza que você irá aprender muitas coisas sobre ESTATÍSTICA e perceber como pode ser útil no nosso dia a dia.
O vídeo abaixo é o de lançamento da Tenda da Estatística Online – SBPC JOVEM E FAMÍLIA 2020.
Se você já assistiu ao vídeo, acesse o formulário aqui.
O que é ESTATÍSTICA? Para que serve? É possível usar ESTATÍSTICA no nosso dia a dia? Existe algum profissional especializado em ESTATÍSTICA?
Pensando nestas perguntas, a TENDA DA ESTATÍSTICA, projeto coordenado pela Profa. Dra. Lisbeth Cordani (IME-USP) e por Doris Fontes (Presidente do CONRE-3, Conselho Regional de Estatística de SP), foi montada pela primeira vez em 2014, durante a 66º Reunião Anual da SBPC, ocorrida na Universidade Federal do Acre, na cidade de Rio Branco. Desde então, a TENDA tem participado de reuniões anuais ou regionais da SBPC, assim como de Feiras de Ciências, Feiras de Profissão, Viradas Científicas, sempre com o objetivo de levar atividades lúdicas que envolvem Estatística e Probabilidade, mostrando sua utilidade na sociedade. Desde crianças de todas as idades até os adultos participam ativamente e com grande interesse das diversas atividades da TENDA.
Através da atividade de MEDIR DO PALMO DA MÃO DIREITA, é possível que esses dados organizados num gráfico pareçam um “sino”, ou uma “curva normal”. Esse aparecimento de uma “curva em forma de sino” é muito importante para o nosso dia a dia. A TENDA já coletou medidas de mais de 7.500 mãos, desde 2014, e os últimos resultados podem ser vistos nos gráficos a seguir:
Gráfico das medidas da mão direita de 3.439 Homens e do TOTAL (todas as 7.652 mãos), desde 2014 a 2019, organizadas em ordem crescente pela medida da mão (em cm).
Gráfico das medidas da mão direita de 4.213 Mulheres, desde 2014 a 2019, organizadas em ordem crescente pela medida da mão (em cm).
E, finalmente, para que serve medir tanta mão? Pensando, por exemplo, em LUVAS DE BORRACHA para mulheres, como uma fábrica poderá planejar o tamanho do estoque para cada tamanho: PP, P, M, G e GG? Para fabricar 10 mil luvas, será que é melhor fazer a mesma quantidade cada tamanho, ou seja, 2.000 luvas cada? Ou será que há tamanhos de mãos que são mais frequentes?
Gráfico com distribuição uniforme das quantidades de luvas para cada tamanho. Seria uma boa ideia?
Os dados coletados formam uma AMOSTRA (porque é só uma parte da população de mulheres) que permite chegar a um MODELO ESTATÍSTICO que usa a DISTRIBUIÇÃO NORMAL, ou essa “curva em forma de sino”, ou “curva normal”, com várias propriedades matemáticas úteis e interessantes. Essa “curva normal” é bastante frequente na natureza e facilita a tomada de decisão no nosso dia a dia, em vários negócios (1).
Gráfico com uma sugestão de quantidades por tamanho de luva seguindo o gráfico das Mulheres da amostra obtida.
Gráficos com outras aplicações possíveis a partir da coleta de uma AMOSTRA que dará subsídios para tomadas de decisão.
O profissional que trabalha com coleta de dados, organização, análise e ajuda o interessado a tomar a melhor decisão possível, é o ESTATÍSTICO. Hoje em dia, com a quantidade enorme de dados que são coletados a cada segundo no mundo todo, o ESTATÍSTICO tornou-se um profissional essencial porque todos que possuem dados querem entendê-los e usá-los para tomar uma decisão inteligente. Agregar VALOR a um conjunto de dados é uma tarefa complexa, de grande responsabilidade, a ser executada por profissionais competentes, com sólida formação nas áreas de matemática, computação e, sobretudo, ESTATÍSTICA.
(1) “Planejando abrir um negócio?: use estatística! (2018)”, Cordani, Lisbeth e Fontes, Doris – https://repositorio.usp.br/item/002924109
MAIS VÍDEOS SOBRE ESTATÍSTICA!!!
Super bacanas e curiosos… Não percam!
O que é MARGEM DE ERRO numa PESQUISA ELEITORAL?
Neste vídeo, feito pela MINAS FAZ CIÊNCIA (Fapemig) durante a TENDA DA ESTATÍSTICA da 69ª Reunião Anual da SBPC ocorrida na UFMG (Belo Horizonte), em 2017, a Profa. Dra. Lisbeth Cordani (IME-USP) explica de forma bem simples e lúdica o conceito de margem de erro numa pesquisa eleitoral.
NATAL ou CARNAVAL? Em qual feriado mais bebês são concebidos? (SPOILER: é no Natal)
O Prof. Dr. Marcus Nunes, do Departamento de Estatística da UFRN, analisa os dados dos nascimentos de mais de 63 milhões de crianças no Brasil (dados de 23 anos) e mostra em que meses do ano nascem mais crianças. A partir das épocas com mais nascimentos, o prof. Marcos tenta estabelecer quais as épocas em que houve mais concepções.
A Normalidade Estatística
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, qual a ideia que está por trás da DISTRIBUIÇÃO NORMAL e como ela está presente no nosso dia a dia. No dia 10 de outubro, quando você assistir ao vídeo com a análise da MEDIDA DO PALMO DA MÃO DIREITA, você vai ver a Distribuição Normal aparecer novamente.
O desafio de Monty Hall: Você mudaria ou não mudaria de porta?
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, como a nossa intuição funciona quando o assunto é probabilidade e por que podemos estar pensando de forma errada.
Correlação vs Causalidade
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, o que é CORRELAÇÃO entre duas variáveis e como podemos buscar evidências de que existe uma relação de causa e efeito entre elas, ou seja, que uma variável parece influenciar a outra.
O que é uma amostra viciada?
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, o que é uma Amostra Viciada, ou Viesada, ou seja, uma amostra que não consegue representar a população de forma satisfatória e, consequentemente, com grandes chances de levar o pesquisador a conclusões erradas.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SBPC JOVEM E FAMÍLIA aqui.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 72ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC aqui.