Nanda Rosa, Presidente do CONRE-3

No dia 04 de janeiro de 2023, o CONRE-3 realizou a cerimônia de posse dos novos conselheiros efetivos e suplentes.  Também houve eleição para definição dos membros da diretoria, com atuação até 31 de dezembro de 2023. Na presidência está Fernanda Rosa Cardoso Gonçalves, a Nanda Rosa. É a segunda mulher a ocupar o cargo de presidência no CONRE-3.

Com suas apresentações sempre divertidas e com foco na realidade, as principais tendências da carreira e experiência são transmitidas de forma esclarecedora. Resultados de uma trajetória de amor e coragem.

A habilidade com os números a fez se interessar por ciências exatas e por isso foi cursar Matemática. Com a graduação em andamento e há três anos trabalhando no INCOR (Instituto do Coração de São Paulo), ela foi transferida para a área de Pesquisa e Criação de Indicadores. O contato com a Bioestatística foi decisivo para a mudança.

“Confesso que foi amor à primeira vista, pois além de eu poder criar meus cálculos malucos, ainda descobri um leque de possibilidades de me embriagar demasiadamente em análises complexas e entendi que ‘o céu era o limite’. Considero um grande divisor de águas na minha vida e não tive dúvidas: decidi pela graduação em Estatística!”, revela.

O caminho do recomeço

Entrar em uma segunda graduação e conseguir estabilidade na carreira significa se dedicar às aulas por mais quatro anos e voltar à busca por um estágio para ganhar experiência. Mas Fernanda nem deu bola para as dificuldades pois tinha uma visão diferente para a situação.

“Pedi exoneração, voltei a ser estagiária, recomecei do zero. Com essa decisão tive a oportunidade de aprender a importância de cada dado coletado e que, muitas vezes, o que parece ser incerto traz respostas surpreendentes quando visto de uma outra perspectiva”, explica.

E aí o caminho teve nova direção. Fernanda trabalhou em atividades relacionadas a banco de dados nas áreas de saúde pública, seguros, previdência privada, cartões de crédito, pesquisas mercadológicas e Costumer Relationship Managment (CRM).

Resultados da Organização Pessoal e Profissional

Participação no CONE 2019, em Salvador, Bahia

Fernanda acredita que suas ações no presente é que vão determinar seu futuro, por isso pauta sua vida de uma maneira que consiga se organizar para obter benefícios pessoais e profissionais.

“O futuro é o reflexo de tudo o que eu estou semeando hoje. Dessa forma, acredito que o autoconhecimento e a dedicação aos estudos ao longo da minha trajetória terão implicações diretas em minha vida pessoal e profissional”, diz.

A prova está nos resultados atuais. Aos 44 anos, Fernanda acumula quatro pós-graduações: Estatística para Marketing (FGV), Gestão de Marketing de Serviços (FAAP), Gestão de Pequenos Negócios (FGV) e MBA in Business Analytics-Big Data (FGV).

Atuou no Sebrae-SP, maior organização brasileira de serviços de apoio, consultoria e educação em gestão de negócios, na área de Inteligência de Mercado, especificamente atividades de CRM e bases de dados. Também foi Especialista em Banco de Dados na MAN Latin América (Volkswagen Caminhões e Ônibus). Ainda é curadora do CONE (Congresso de Estatística) e membro do comitê científico da ANPPD (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados)

Atualmente é Gerente da Data Analytics na Mastercard, casada e mãe da Francies Christine, de 12 anos.

Participação de Nanda durante a Semana de Estatística na UFAM, em Manaus

Sempre com muito bom humor, Fernanda sorri ao contar que a única dificuldade vem do desconhecimento da profissão, mesmo tão valorizada no mercado.

“Até hoje quando comento que sou ‘Estatística’, me deparo com situações inusitadas. A que lidera é quando confundem Estatística com Esteticista e me pedem orçamentos para fazer limpeza de pele”, conta.

O que Fernanda escuta é prática comum. Uma reportagem da Revista Exame listou as 10 profissões que não são facilmente compreendidas por todas as gerações. Entre elas está a Ciência de Dados, carreira ocupada por Estatísticos, na terceira posição.

 

Neste ponto, o CONRE-3 promove uma série de atividades que atuam na divulgação e valorização da profissão e Fernanda segue determinada em ser parte desta história. Sua história no CONRE-3 começou em 2017 como conselheira Suplente através de eleição dos estatísticos cadastrados no CONRE-3. Foi reeleita Conselheira Efetiva para a gestão de 2020-2022. Durante este tempo, atuou fortemente na divulgação e valorização da carreira por meio de apresentações profissionais por todo o país. Hoje, segue na presidência.

Em seus agradecimentos, Nanda faz questão de lembrar a força feminina do CONRE-3 ao lembrar da gestão de Doris Fontes, bem como a oportunidade oferecida para que todos possam colaborar

Cerimônia de posse da gestão de Nanda Rosa

“Recebi o CONRE-3 das mãos da Doris, que demonstrou grande valor em sua gestão durante todos esses anos, mesmo diante de tantas adversidades, e agora se despede, deixando importantíssimos avanços em nossas pautas, especialmente no que se refere ao fortalecimento da nossa profissão. Convido todos a ocupar seu espaço em nossa estrutura para que, em um cenário de transformações, o CONRE-3 possa ser um organizador de debates amplos, plurais e qualificados que nos capacitem a uma atuação relevante no presente e nos preparem para um futuro melhor, a respeito de todo e qualquer assunto relacionado à nossa profissão”, finaliza.

Conheça mais sobre Nanda Rosa, Presidente do CONRE-3