Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2022, com votação ONLINE, de 0h01 de 07/12/2022 às 20h do dia 08/12/2022, acontece a eleição para renovação de 1/3 dos conselheiros do CONRE-3. Conheça, aqui, os candidatos e suas propostas. São 3 vagas para efetivos e 3 vagas para suplentes.
Para mais informações sobre as eleições, acesse: https://www.conre3.org.br/portal/eleicoes-2022
Adriana Maria Marques da Silva
Registro 9434
Adriana Silva é graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Mestra em Ciências: Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente, é Jedi em Analytics na ASN.Rocks, além de professora em algumas turmas de pós-graduação dos cursos de Analytics da ESALQ/USP. Também coordena o Projeto Data Revolution, que leva capacitação a alunos de Estatística de todo o país. Já atuou na Oracle, foi gerente analítica na unidade de negócio ABD (Abril Big Data na Editora Abril), Head de Analytics no SAS, e Diretora de Analytics na Kantar Millward Brown, sempre focada em análise de dados utilizando a estatística para as soluções de problemas. Conhecida por suas aulas e apresentações sempre divertidas e esclarecedoras, a experiente cientista de dados ajuda empresas e pessoas que desejam ensinamentos práticos, com foco na realidade do mercado de trabalho. A atual candidata também foi presidente do CONRE-3. No tempo que passou pelo conselho, promoveu diversos programas de capacitação.
Cristiane Aparecida Teles
Registro 10754
Formada em Estatística pela Unesp, possui MBA em data Science e analytics pela ESALQ/USP. Tem experiência em desenvolvimento, implantação e monitoramento de modelos estatísticos de credit score, collections score, modelos de churn e propensão a compras no segmento B2C/B2B. Atua com programação SAS/SQL/Teradata na Vivo (Telefonica Brasil) como consultora de big data. Como conselheira, pretende contribuir na defesa dos interesses profissionais. Acredita que compartilhar conhecimento é algo importante e necessário para fortalecer a carreira.
Doris Satie Maruyama Fontes
Registro 7386
É bacharel em Estatística pelo IME-USP (1982). De 1988 a 1992 atuou como Fundraising Department Assistant em uma entidade filantrópica em Nova York, cujo objetivo era ajudar alunos estrangeiros e novos imigrantes. De volta ao Brasil, retornou às atividades estatísticas como autônoma. Em 2004 aceitou o convite do CONFE para ajudar a reorganizar o CONRE-3, juntamente com os estatísticos Karina Pretto e Marcos Vincenzi, ficando como coordenadora geral até 2010. Em 2010 foi eleita presidente na primeira eleição direta de conselheiros do CONRE-3, desde 1997. Desde então, sempre de forma voluntária e sem remuneração, tem se envolvido em projetos para maior divulgação, valorização e fortalecimento do Bacharelado em Estatística, assim como no desenvolvimento de atividades de Educação Estatística, através da Tenda da Estatística, com o objetivo de popularizar o pensamento estatístico junto a alunos do ensino fundamental e, principalmente, do ensino médio. Como conselheira, pretende dar continuidade aos projetos de valorização da nossa profissão e de popularizar a estatística na sociedade.
Edson Zangiancomi Martinez
Registro 7460
Graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente e pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da USP/Ribeirão Preto. Atualmente, desenvolve pesquisas em análise de sobrevivência e modelos epidemiológicos. No CONRE-3, pretende promover maior proximidade entre a estatística e a pesquisa e desenvolvimento em saúde, incluindo a epidemiologia, pesquisa de fármacos, ensaios clínicos e meta-análises
Fabio Hideto Oki
Registro 9929
Doutorando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2015) e Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Consultor atuário na Sulamérica. É consultor ad hoc em trabalhos científicos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística (com ênfase em Análise de Sobrevivência e Modelos de Regressão), Qualidade de vida, Análise Multivariada e Análise para amostragem complexa.
Ines Nobuko Nishimoto
Registro 5737
Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2000) e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2003). Atou como estatístico no Hospital AC Camargo – Fundação Antônio Prudente até 2012 e Bioestatística e pesquisadora colaboradora junto a Divisão de Clinica Cirúrgica III – FMUSP Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo; Estatística Associada da ES Estatística Segura Desenvolvimento de Software Ltda. e Bioestatística da COOPEREST – Cooperativa Paulista de Trabalhos Estatísticos e Similares. Atualmente é Professora na Pós Graduação do Centro Universitário LUSÍADA – UNILUS em Santos (SP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Médica e Ciências com ênfase em Bioestatística e Epidemiologia Geral e Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, Estudos Clínicos, fatores de risco, câncer de cabeça e pescoço, fatores de risco e fator prognóstico. Tem atuado como conselheira no CONRE-3, inclusive dando palestras ou em cerimônias de colação de grau em diversas universidades dentro da jurisdição desta regional. Busca reeleição para dar continuidade ao seu trabalho junto aos graduandos, formandos e divulgação da importância da estatística na área médica e em geral.
Mario Hissamitsu Tarumoto
Registro 6835
Estatístico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui mestrado em Estatística e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor na área de Estatística do Depto de Estatística da Unesp e atuando como Docente no Curso de Estatística da FCT/Unesp e no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional na área de Modelagem Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Técnicas de Amostragem e Modelagem Estatística, com ênfase em Análise de Dados e Métodos Computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, modelos de regressão, modelos de riscos competitivos, modelos de riscos de crédito, avaliação educacional e modelos de markov aplicados em dados de poluição ambiental. Tem orientado projetos na área de modelagem estatística ao nível de mestrado, de Iniciação Científica na graduação e também de Iniciação Científica no Ensino Médio. No CONRE-3 está como membro efetivo 2021/2022. Colabora com o CONRE-3 como conselheiro desde sua primeira eleição após o período sob administração do CONFE. Foi eleito efetivo para as gestões de 2011-2013, 2014-2016, 2017-2019 e 2020-2022. Tem atuado na divulgação da Profissão de Estatístico no Ensino Médio das escolas públicas e privadas e também pelo fortalecimento de Empresas Juniores da área de estatística para os alunos de Graduação em Estatística, com foco na atuação do estatístico no mercado de trabalho. Ministra palestras e auxilia os alunos a entenderem como funciona burocraticamente e na prática uma Empresa Jr. e as responsabilidades que surgem com o empreendimento. Busca reeleição para dar continuidade ao seu trabalho junto aos graduandos e formandos, além de manter um elo entre o mercado de trabalho e as Universidades
Paulo Cesar Ferreira Lima
Registro 7552
É bacharel em Estatística e especialista em Educação Matemática. Atualmente é professor do curso de Estatística da Universidade Brasil (antiga Unicapital). Possui experiência em Análise de Sobrevivência, Dados Categorizados, Orientação de trabalho de curso e Coordenação de Estágios. Como Conselheiro, busca reeleição para seguir nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da carreira a pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil que procuram a primeira ou segunda graduação em Estatística.