Tendências da profissão seguem entre os temas apresentados

No próximo dia 29 de maio é comemorado o Dia do Estatístico. E, para a ocasião, o Sistema CONFE/CONRE (Conselho Federal de Estatística e Conselhos Regionais de Estatística) realizará evento on-line com transmissão pelo YouTube, no dia 28 de maio, sábado, pelo canal do CONFE. O evento acontece das 9h às 13h30.

Com o tema: “O futuro da nossa profissão”, representantes dos CONREs estarão reunidos para discutir assuntos como: desafios profissionais, importância das tecnologias, regulamentação e mercado de trabalho. E, para o Professor Maurício Gama, Presidente do CONFE, a importância do profissional na sociedade é motivo de comemoração.

“A Profissão de Estatístico é sui generis, pois permite a aplicação de métodos e técnicas de análise de dados de grande importância para conhecermos e interpretarmos os fenômenos do mundo real. Além disto, é universal, pois permite sua utilização em todos os campos do conhecimento. É especial e importante no suporte que dá às pesquisas cientificas, em especial na área da saúde, além de contribuir para o estabelecimento de políticas públicas. O crescimento e a consolidação dessa profissão no nosso país têm sido fundamentais para o desenvolvimento embora tenha crescido de forma lenta. Apesar das dificuldades inerentes à existência e à consolidação de uma nova profissão, o Estatístico vem se afirmando, com êxito, no âmbito das demais profissões”, explica.

O encontro é direcionado a estudantes, profissionais da área, docentes e demais interessados. Haverá sorteio de livros e serão conferidos certificados de participação. A organização logística é feita pela Brasil Produções.

O Dia do Estatístico é comemorado em 29 de maio, porque foi nessa data que, em de 1936, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início às suas atividades, ocasião em que determinou a data como celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE e passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço

Dia do Estatístico

Data: 28 de maio, sábado

Horário: 9h às 13h30

Endereço: https://tinyurl.com/YOUTUBE-CONFE

Certificados: serão oferecidos a quem preencher o formulário disponibilizado no dia do evento

 

Programação

9h – Abertura, boas vidas e considerações sobre o Sistema CONFE/CONRE – Maurício Gama – Presidente do CONFE

9h30 – A influência das novas tecnologias na Estatística – Márcio Nicolau, Conselheiro do CONRE-4

10h – A concorrência das novas profissões e as consequências para os Estatísticos – Fernanda Rosa, Conselheira do CONRE-3

10h30 – A queda na procura dos cursos de Estatística – Jorge Carvalho, Vice-presidente do CONRE-2

11h – A profissão de Estatístico e a sociedade moderna – Léssio Nunes, Conselheiro do CONRE-6, e Tarcísio Fernandes Caetano da Silva, Conselheiro do CONRE-6

11h30 – Intervalo

11h45 – Como o mercado de trabalho vê o Estatístico – Hildete Costa, Presidente do CONRE-5, e Estênio da Costa Santos, Conselheiro do CONRE-5

12h15 – Apresentação CONRE-1 – Caio Felipe Brito Andrade, Vice-presidente CONRE-1

12h45 – Discussão, sorteio de brindes e finalização

 

Sobre os Estatísticos – Estatístico é o profissional que sugere decisões estratégicas a partir da obtenção e interpretação de dados, nas mais diversas áreas do conhecimento. Por meio de seu trabalho é possível modelar eventos, fatos e fenômenos para prever resultados futuros com maior acurácia. A estatística utiliza os dados para validar métodos e reduzir incertezas.

Sobre o sistema CONFE/CONRE – O órgão, entre suas atribuições, é responsável por zelar pelos interesses da profissão, além de fiscalizar e zelar pela ética profissional.

Sobre a Estatística – A Estatística segue entre as carreiras mais promissoras. Foi considerada a terceira melhor carreira de 2021, segundo ranking anual do CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, com salário médio anual de US$ 35,00, perdendo para a carreira de cientista de dados, que também é exercida pelo Estatístico. No Brasil não é diferente. Segundo pesquisa da Você S/A, entre as graduações de nível superior, a estatística é uma das graduações que apresenta formação indicada para gerência de data Science, carreira em alta em 2021. Foi chamada de Profissão “Sexy” pela Revista Harvard Business Review e tem mais vagas de emprego do que profissionais formados. Foi regulamentada no Brasil pela Lei Federal Nº 4.739 de 1965.

 

CONHEÇA OS CONVIDADOS

Caio Felipe de Brito Andrade

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília – UnB. Tem experiência na área de Estatística em Consultorias, Projetos e Análises estatísticas em geral. É Vice-presidente do CONRE-1 (Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia e Roraima).

 

Fernanda Cardoso Rosa Gonçalves

É Estatística especialista em Estatística para Marketing (FGV), Gestão de Marketing de Serviços (FAAP) e Gestão de Pequenos Negócios (FGV). Possui também um MBA in Business Analytics-Big Data (FGV). Tem experiência em atividades relacionadas com banco de dados nas áreas de saúde pública, seguros, previdência privada, cartões de crédito, pesquisas e costumer relationship management (CRM). Atualmente é Especialista em Banco de Dados na MAN Latin América (Volkswagen Caminhões e Ônibus). É Conselheira do CONRE-3 (São Paulo).

 

 

Hildete Alves da Costa

Possui graduação em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia, Especialização em Metodologia, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Estatística da Bahia e Professora da Unime Salvador e Lauro de Freitas. Tem experiência na área de Estatística com ênfase em Probabilidade e Estatística. Aluna Especial do Mestrado em Geografia da UFBA. Consultora da Empresa de Pesquisa Escutec. Presidente do CONRE-5 (Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Estênio da Costa Santos

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Gestão e Contabilidade Tributária e Fiscal (UFPI), em Docência do Ensino Superior com Metologias Ativas de Aprendizagem (Faculdade Descomplica) e em Big Data (Faculdade Descomplica). Atualmente é Estatístico no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência com dados públicos da área da saúde e da educação. Conselheiro do CONRE-5

Jorge Guilherme de Araújo Carvalho

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Atualmente é professor da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada. É Vice-presidente do CONRE-2 (Rio de Janeiro).

Léssio Nunes

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR, da Faculdade de Ciências Econômicas- FACE da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em População, Territórios e Estatísticas Públicas, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É Analista Executivo em Metrologia e Qualidade no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO e Conselheiro do CONRE-6 (Minas Gerais e Espírito Santo). Em 2021, lançou o e-book “Dos estatísticos, estatísticas”, ao lado dos estatísticos Edmilson Pereira Junior e Doris Fontes. A publicação reúne informações sobre os campos acadêmico e profissional dos estatísticos, além de apresentar a atuação do Conselho Profissional da categoria.

Tarcísio Fernandes Caetano da Silva

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou por 17 anos na área técnica do setor de abastecimento alimentar nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais. É conselheiro do CONRE-6 (Minas Gerais).

 

Marcio Nicolau

Bacharel em Estatística pela UNICAMP/SP, especialista em Engenharia de Produção (Lean Six Sigma) – Uninter/PR, Mestre em Computação Aplicada – Universidade de Passo Fundo/RS. Trabalha como estatístico desde 2007 na Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), consultor e Cientista de Dados desde 2017. Conselheiro do CONRE-4. 

 

 

Mauricio Gama

É Estatístico pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, com especialização em Teoria e Prática dos Levantamentos por Amostragem pelo Ministério do Planejamento; Métodos Computacionais e Estatística pela University of Kent at Canterbury, especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra e mestrado em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília. Atualmente é Estatístico-Analista de Sistemas do Ministério da Educação e Presidente do CONFE.

 

Organização logística: Brasil Produções

 

 

Sistema CONFE/CONRE promove evento para comemorar Dia do Estatístico