As oportunidades de vagas aumentam em todas as áreas e formados continuam em número reduzido. E em tempos de pandemia e crises econômicas a maré continua ótima para os Estatísticos, sejam eles jovens ou maduros. Essas foram algumas das boas notícias reveladas no XVI Encontro Estatístico, realizado pelo Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3), em 23 de julho de 2020.
A situação de pandemia não foi motivo para desânimo. As conversas aconteceram pelo canal do CONRE-3 no Youtube e as discussões tiveram como tema: Empregabilidade dos Estatísticos em Tempos de Crises Econômicas.
“O Encontro Estatístico do CONRE-3 acontece desde 2004, quando eu assumi a coordenadoria do Conselho, juntamente com os Estatísticos Marcos Vincenzi e Karina Pretto. Não poderíamos deixar a pandemia quebrar a tradição, afinal, são 16 anos de batalha frente às campanhas de valorização, divulgação e fortalecimento da nossa profissão. Com o perdão do trocadilho, as lives viralizaram com a pandemia, então, por que não fazermos o nosso encontro nesse formato também?”, ressalta Doris Fontes, Presidente do CONRE-3.
Questionada sobre o tema, Doris explica que ele foi cuidadosamente selecionado por seu papel fundamental neste momento. O Estatístico é um dos poucos profissionais que não enfrentam o perigo da falta de oportunidades e seu trabalho pode auxiliar no estudo de soluções para a melhoria das demais áreas onde ele atua.
“O desemprego é um fantasma que assombra todos os profissionais em épocas de crises econômicas. Não é diferente nessa pandemia, quando vimos muitos negócios afundarem por conta da inabilidade para lidar com crises. Um Estatístico pode ter papel fundamental na busca por soluções, seja no âmbito governamental subsidiando políticas públicas de defesa à vida, à economia ou ao meio ambiente, entre outras; ajudando pesquisadores nas modelagens de estudo de pandemias, desenvolvimento de medicamentos, vacinas; oferecendo insights do atual panorama corporativo e garimpando oportunidades de negócios para a sobrevivência, crescimento ou expansão das empresas. Ser essencial em épocas de crescente desemprego é um alívio”, diz.
Uma das convidadas foi a Estatística Angela Achcar, Analista Sênior da Serasa Experian. A profissional contou sobre sua trajetória e destacou sua relação com a Estatística desde criança. Angela é filha de Jorge Achcar, importante nome na área acadêmica em Estatística. Atualmente, é professor colaborador no departamento de medicina social da Faculdade de Medicina da USP, campus de Ribeirão Preto. Seguir os passos do pai, segundo ela, foi uma excelente escolha.
“A Estatística abriu muitas portas para mim, desde a graduação. Ainda bem que escolhi essa carreira. Mesmo não sendo jovem de formação e em tempos de crise, continuo trabalhando em uma área muito valorizada”, revela Angela.
Na sequência, Alexandre Nogueira, Analista de Seleção Sênior da ClearSale falou sobre a “Dificuldade para Encontrar Profissionais”.
O profissional abordou como a empresa se organiza para oferecer oportunidades e selecionar os profissionais. Explicou que, em tempos de crise, os dados se tornaram ainda mais relevantes e a busca por Estatísticos não diminuiu. Ainda deixou valiosas dicas aos alunos que logo estarão no mercado de trabalho.
A conversa, que teve seu espaço para perguntas, foi mediada por Adriana Silva, Jedi em Analytics, Conselheira do CONRE-3 e proprietária da ASN.Rocks, empresa com foco em ensino e consultoria na área de dados.
Para ela, a oportunidade foi importante, pois manteve comunidade engajada. “Não seria uma pandemia que iria frustrar isso! Ajustamos para o momento e fizemos acontecer”, conta.
O Encontro contou com mais de 100 participantes simultâneos e, até agora, está com mais de 500 visualizações e aumento no número de inscritos.
“Foi possível mostrar o quanto o profissional é requerido e que não adianta ser formado se não é um curioso disposto a se desenvolver sozinho. É preciso ser independente e capaz de aprender sem supervisão 100% do tempo”, lembra a Professora Adriana.
“Acredito que o evento tenha cumprido bem o seu objetivo e ficou um gosto de ‘quero mais’, como muitos participantes escreveram. Foi uma ótima experiência”, finaliza Doris.
Nem todas as perguntas puderam ser respondidas por conta do tempo destinado, mas Adriana revela que nesta semana um novo vídeo com os convidados promete acabar com as dúvidas e agitar o Canal do CONRE-3. Vamos aguardar!
O vídeo do XVI Encontro Estatístico segue disponível no canal do CONRE-3.
Para saber mais: